Como o empreendedorismo feminino no Brasil impacta o varejo?

2022-09-16T11:29:34-03:0016 setembro, 2022|Não categorizado|

Cada vez mais, o empreendedorismo feminino cresce no Brasil e ajuda muitas mulheres a realizarem os seus sonhos!

Mesmo com muitos desafios, as mulheres estão se utilizando deste movimento para alcançarem um estilo de vida mais confortável. Da mesma forma, muitas mulheres desejam se dedicar as suas famílias e conquistar a sua independência financeira.

Entendendo o papel do empreendedorismo feminino na transformação da vida de mulheres em todo o Brasil, a Casting criou este artigo. O nosso intuito é honrar cada mulher que enfrenta, diariamente, grandes desafios e mostrar o seu valor para o mercado varejista.

Continue a leitura e entenda mais sobre o crescimento do movimento de mulheres empreendedoras no Brasil.

O que é o empreendedorismo feminino?

Antes de mais nada, nós vamos explicar o que é, exatamente, o empreendedorismo feminino para que possamos desenvolver este assunto com profundidade.

O empreendedorismo feminino é um movimento formado por mulheres que se destacam no mundo corporativo. Ou seja, elas são donas do seu próprio negócio ou estão atuando em cargos de liderança.

Vale lembrar que empreender não significa, necessariamente, abrir o próprio negócio, o intraempreendedorismo também é muito valorizado pelas organizações.

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, o empreendedorismo feminino cresceu em 41% no Brasil durante a pandemia. A maior parte das empreendedoras trabalham em formato home office e atuam nos ramos alimentício, moda e beleza.

Como o empreendedorismo feminino cresceu?

Nos últimos anos, devido à crise econômica causada pela pandemia, as mulheres viram no empreendedorismo, uma forma de conseguir sustentar suas famílias. Assim, atraídas pelo desejo de ter mais autonomia e uma fonte de renda maior, elas utilizaram a sua criatividade e conquistaram espaço no mundo corporativo.

Conforme consta nos dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), quase 60% das empresas foram fundadas por mulheres durante a maior crise sanitária deste século. Esse número representa um aumento significativo na taxa de empresas abertas.

Atualmente, existem mais de 7 milhões de mulheres que estão à frente dos seus próprios negócios, além disso, este número apenas tende a crescer.

Características das mulheres empreendedoras

O empreendedorismo feminino é formado por mulheres que estão sempre em busca de aprender mais sobre o seu mercado de atuação. Cerca de 69% delas possuem formação superior e 45% buscam se capacitar através de cursos, segundo os dados revelados pelo IRME (Instituto Rede Mulher Empreendedora).

As mulheres possuem mais capacidade de serem resilientes e flexíveis aos desafios apresentados nessa jornada, além disso, elas investem em inovações. Dessa forma, os negócios que aderiram ao empreendedorismo feminino foram responsáveis pela aceleração da transição das empresas do físico para o digital. Ou seja, elas utilizaram o ambiente online para melhorar alguns fatores como:

  • Negociação com fornecedores;
  • Canais de vendas;
  • Comunicação e divulgação do produto e;
  • Atendimento ao cliente.

Além disso, as empreendedoras usufruem de plataformas que são verdadeiras máquinas de vendas como as redes sociais e o WhatsApp. Logo, você deve se inspirar nessas mulheres e aproveitar essas ferramentas para fazer com que a sua loja cresça cada vez mais.

Os desafios do empreendedorismo feminino

As informações descritas anteriormente revelam o motivo pelo qual elas estão crescendo no mundo dos negócios. Apesar disso, esse movimentado tem crescido debaixo de muito trabalho e por sua característica disruptiva. Afinal, muitas mulheres não têm direito a educação ou a um trabalho digno em muitos países do mundo.

Como se não bastasse os altos juros pagos por todos os empreendedores do Brasil, as mulheres que empreendem possuem desafios muitos específicos. Por exemplo, um dos grandes obstáculos do empreendedorismo feminino é a falta de oportunidade, muitas mulheres ainda se sentem desmotivadas a empreender. Além disso, esse fator nos leva ao próximo obstáculo, que é o fato de não conseguirem vislumbrar e valorizar as suas próprias capacidades.

Como se isso não bastasse, o tempo que essas mulheres passam realizando, sozinhas, o serviço doméstico faz com que elas tenham que conciliar muitas atividades. Contudo, apesar da dura realidade, o empreendedorismo feminino possui inúmeras vantagens para você que deseja aderir a este movimento, confira a seguir algumas delas.

Ele traz realização profissional

Uma das principais vantagens do empreendedorismo feminino é trazer a realização profissional da mulher. Muitas mulheres já se sentiram diminuídas no seu trabalho ou ficaram chateadas por não serem selecionadas a uma vaga apenas por serem mães.

Nesse sentido, o empreendedorismo feminino é um movimento que não apenas traz bens materiais, mas a possibilidade de transformar a vida de outras mulheres. Afinal, não há nada mais estimulante para alguém ver uma pessoa parecida com você chegar aonde você sonha em chegar, não é?

Elas alcançam a prosperidade

Em um país que tem atravessado muitos desafios na economia, na política e muitos outros aspectos, o empreendedorismo feminino surge como uma fonte de riqueza. A prosperidade alcançada através desse movimento faz com que muitas mulheres invistam na educação dos filhos, na contribuição a programas sociais e muitas outras questões.

Ele renova a sua identidade como pessoa

Com essas e muitas outras vantagens trazidas pelo empreendedorismo feminino, a mulher tem a sua identidade renovada. Afinal, ela terá mais tempo para si e, com isso, haverá uma melhora na sua autoestima.

Além disso, a realização dos seus sonhos, como viagens, estabilidade, fazer aquilo que se ama, traz muita alegria para uma mulher empreendedora.

Como uma mulher pode começar a empreender?

Se você deseja adentrar neste caminho do empreendedorismo feminino, nós separamos 3 dicas valiosas para te ajudar neste objetivo.

1- Aprenda a tomar decisões difíceis

A vida de todo empreendedor é difícil, ainda mais no empreendedorismo feminino, portanto, aprenda a tomar decisões difíceis. Isso é inevitável na jornada para se tornar uma empreendedora de sucesso.

2- Não desista no primeiro obstáculo

Como falamos anteriormente, os desafios do empreendedorismo feminino são muitos, porém, não se permita desistir ou ficar desanimada por muito tempo. Com persistência e criatividade, você conseguirá alcançar os lugares que deseja.

3- Ande com pessoas que tenham a mesma visão que a sua

A caminhada do empreendedorismo feminino não precisa ser solitária, afinal, o intuito do movimento também é ajudar outras mulheres a realizarem seus sonhos através dele. Portanto, se una a pessoas que irão te impulsionar rumo aos seus objetivos de vida.

Nesse sentido, a Casting tem se empenhado a trazer informações relevante sobre o mundo dos negócios, com ênfase no varejo, para contribuir com esta causa. Portanto, se você gostou deste artigo, não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro das novidades que publicamos toda semana.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo