Aprenda a estimular a criatividade no varejo

Você se considera uma pessoa criativa ou acha que a criatividade é um “dom” que apenas “pessoas especiais” possuem?

Você já teve uma ideia que achava muito “original”, porém, ao pesquisar, descobriu que já faziam isso no seu mercado?

Sabemos que muitas pessoas não se sentem criativas e acham muito difícil ter ideias originais. Porém, nós da Casting, queremos te dizer algo muito importante: a criatividade não é um dom!

Você não leu errado, a criatividade é uma habilidade que pode (e deve) ser exercitada para que a sua loja cresça cada vez mais.

Para saber como estimular a sua criatividade para ter ideias que faça a sua loja se destacar, leia este artigo até o final!

A criatividade no novo varejo

Em primeiro lugar, nós temos um artigo que fala sobre o segredo para ter criatividade no varejo, onde descontruímos alguns mitos sobre a criatividade. Portanto, sugerimos que você clique no link após finalizar a leitura deste artigo.

Atualmente, com o avanço tecnológico e mais negócios migrando para o digital, o consumidor é bombardeado por muitas propagandas de marcas o tempo todo. Ou seja, no novo mercado varejista, as lojas precisam “nascer” com uma proposta criativa e inovadora.

Ao contrário do que se pensa, usar a criatividade no varejo não significa fazer algo totalmente novo ou oferecer os seus produtos de uma forma totalmente diferente.

Por exemplo, quando os táxis dominavam o mercado de transportes, vieram os motoristas particulares e mudaram o mercado. Ou seja, a maneira como o serviço foi oferecido foi tão inovador que potencializou os negócios desse ramo.

Porém, como usar a criatividade para apresentar o seu produto para que os clientes comprem mais de você? Não se preocupe, pois separamos 7 dicas valiosas para te ajudar com isso. Confira!

1- Conheça a sua persona

Este ponto é algo básico para todo negócio do varejo que deseja prosperar. Ou seja, saiba quais são os hábitos de consumo, sonhos, dores e afins da sua persona.

Dessa forma, você poderá oferecer o seu produto de uma forma que o surpreenda, afinal, com a imensa concorrência que existe no mercado, você precisa mostrar o seu diferencial.

2- Trabalhe bem o seu branding

O branding é algo muito importante para que a sua marca seja lembrada pelo clientes. Por exemplo, uma bebida tipicamente nordestina, traz a cultura dessa região em seu branding. Dessa forma, ela cria conexão com os moradores do local, bem como, aqueles que nasceram lá, porém, moram em outros Estados ou no exterior.

Em outras palavras, usar a criatividade significa inserir na sua marca algumas características que fazem com que os seus clientes se identifiquem com você.

Portanto, antes de usar a criatividade, tenha muitas referências e adapte as ideias a sua persona.

3- Estimule a autonomia

As lojas, com uma gestão que estimula a autonomia dos seus funcionários, tendem a ter melhores resultados. Afinal, usar a criatividade em um lugar “fechado” para ideias é o mesmo que querer plantar algo no deserto.

Porém, isso não quer dizer que a sua empresa não precise analisar as ideias ou definir bem os processos. Ao contrário, você deve usar a criatividade com inteligência, entendendo quais são as metas que a sua loja pretende alcançar em cada estratégia.

4- Surpreenda o seu cliente

Atualmente, muitos negócios estão buscando surpreender os seus clientes de forma positiva, dessa forma, eles se tornarão fiéis aquela marca.

Existem muitas formas de usar a criatividade para surpreender os clientes, como ações nas redes sociais ou utilizando o entretenimento para gerar um engajamento orgânico e etc. Por exemplo, recentemente, uma empresa do ramo financeiro criou uma competição de dança nas redes sociais para atrair a atenção da geração Z. Ou seja, utilizar as “dancinhas” que estão em alta nas redes sociais atraiu a atenção deste público de forma orgânica e divertida.

Em outras palavras, entenda aquilo que o seu público gosta e proporcione uma experiência inesquecível para ele através de algo diferente. Quebre os estereótipos do seu nicho, traga uma nova visão para o seu público, isso é estimular a criatividade no varejo!

5- Junte as equipes

Apesar de cada equipe possuir uma tarefa específica, todas trabalham para um único negócio e, portanto, devem buscar o mesmo objetivo.

Dessa forma, integrar equipes com atividades distintas pode ser a chave para que nasçam soluções criativas. Por exemplo, você pode integrar o seu time de marketing e a sua equipe de vendas para que seja criada uma estratégia capaz de aumentar as vendas.

6- Se inspire em empresas fora do seu nicho

Conforme você viu até aqui, nós citamos alguns exemplos de empresas que talvez atuem em um nicho diferente do seu. E é exatamente aí que está a “magia” de usar a criatividade, você não precisa se inspirar apenas nos seu concorrentes.

Analise o que as lojas de nichos diferentes do seu estão fazendo e adapte isso ao seu negócio.

Dessa forma, a sua loja irá crescer e se destacar no seu ramo de atuação por conta da criatividade, ou seja, por trazer algo novo para aquele “universo”.

7- Promova feedbacks

Usar a criatividade no varejo não significa que tudo dará certo para a sua loja. Apesar disso, criar uma cultura de feedbacks onde seja discutido o que deu certo e o que pode ser desenvolvido é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Portanto, busque aplicar feedbacks para a sua equipe sempre que possível para que, dessa forma, o seu time esteja sempre motivado.

8- Dica bônus

Assim como estimular a criatividade é importante para crescer profissionalmente, busque exercitar o seu cérebro com atividades criativas que te proporcionem um momento de lazer. Por exemplo, aprender um novo idioma ou um instrumento musical pode estimular a sua criatividade, afinal, essas são atividades que expandem os seus horizontes.

Além disso, procure se relacionar com pessoas que tenham os mesmos ideais que você. Dessa forma, você verá muitas ideias que, provavelmente, jamais surgiriam da mente de uma pessoa só.

Agora que você aprendeu sobre como estimular a criatividade no varejo, coloque essas dicas em prática hoje mesmo!

Caso você queira aprender mais sobre esse e outros assuntos, acesse o nosso blog, estamos sempre criando conteúdos relevantes para você vender cada vez mais.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.