Descubra como criar uma cultura de feedback

2021-10-26T09:11:27-03:003 julho, 2020|Sales Performance Management|

Para o desenvolvimento e o sucesso de toda empresa, é extremamente essencial que seus colaboradores tenham a certeza de que suas ações e seu desempenho estejam alinhados com os objetivos da empresa e de seus gestores, através da cultura de feedback.

A comunicação entre a equipe de vendas e o gestor precisa fazer parte da cultura da empresa. Neste artigo vamos orientar você sobre como construir uma cultura de feedback.

O que é cultura de feedback?

A cultura de feedback nada mais é do que a disciplina constante de dar o devido retorno das ações de seus colaboradores.

A comunicação entre equipe de vendas e o gestor precisa ir muito além de apenas cumprir com um compromisso, com a agenda.

Com isso, a cultura de feedback permite mostrar ao colaborador como o seu trabalho tem sido relevante e como seus talentos estão sendo desenvolvidos através de suas funções. Mas também cria um ambiente propício para o diálogo, de forma saudável, podendo apontar quais áreas precisam melhorar.

Resultado do feedback

Quando um colaborador encontra um ambiente saudável no trabalho em seu dia a dia, ele estará à vontade para conversar sobre suas experiências. Ou seja, através da cultura de feedback, o colaborador aprende a conhecer seus pontos fortes, suas qualidades e seus talentos podendo evoluir dentro da empresa.

Assim como os pontos positivos, o colaborador se torna mais engajado com os valores e a missão da empresa porque começa a identificar as áreas que precisam melhorar. Com isso ele se mantém motivado em busca de melhores resultados na área profissional e pessoal.

Por isso podemos dizer que o feedback é uma resposta fornecida em forma de avaliação e desenvolvimento de pessoas, empresas, equipes e colaboradores. Dentro da corporação, são encontrados tipos variados de feedbacks. Sendo assim, eles têm como objetivo fornecer a análise sobre determinada tarefa, resultado ou desempenho de execução dentro da empresa.

Essa prática do feedback aplicada de forma correta e integrante da gestão de pessoas, aparece como um fator propulsor de crescimento, pois incentiva os colaboradores a melhorarem de acordo com o esperado pela gestão. Essa ferramenta, auxilia no desenvolvimento das equipes que estão alinhadas com os objetivos da empresa. É também uma ferramenta que possibilita o desenvolvimento de líderes quando se propõem a receber um feedback de um liderado, por exemplo.

Por que é essencial criar uma cultura de feedback?

Quando a empresa entende a importância de uma comunicação correta entre o colaborador e seu líder, consequentemente encontrará bons resultados.

Ao criar a cultura de feedback, os colaboradores são estimulados a corrigirem possíveis falhas em suas funções e se torna uma poderosa estratégia para o gestor.

A responsabilidade é do líder em realizar o feedback com seus funcionários e não o contrário. Alguns gestores ficam desmotivados em realizar o feedback por desconhecerem a forma correta de praticar e desenvolver essa cultura.

É importante que o gestor saiba se comunicar com seus colaboradores de uma maneira assertiva, sendo claro e objetivo e não tendo receio em fazer o feedback negativo.

Usar a ferramenta do feedback é uma alternativa que deve ser incentivada, podendo estar atrelada à avaliação de desempenho da corporação, por exemplo. Com esta ação será promovido o crescimento de todos na empresa.

No que diz respeito a cultura do feedback, podemos elencar vários benefícios trazidos à corporação e aos profissionais que a compõem. Ele é capaz de indicar o caminho do desenvolvimento e crescimento em conjunto.

CTA ebook feedback

Quais são os benefícios para a empresa e os colaboradores?

Dentro do varejo é essencial manter a cultura de feedback, pois permite que o colaborador entenda onde está sendo suas falhas e como pode melhorar suas vendas, tendo uma postura vencedora diante dos obstáculos.

Quando a equipe de vendas está sendo constantemente desafiada e encontra uma boa comunicação com seu líder, isso facilita na tomada de decisão até chegar na meta estipulada.

Outro benefício é a melhoria do relacionamento entre os colaboradores e o gestor, pois todos sabem que a comunicação está aberta não apenas para apontar erros, mas para incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. Sendo assim, a cultura de feedback gera segurança e confiança para o trabalho tanto individual como em equipe, criando um ambiente colaborativo.

Podemos apontar alguns benefícios mais importantes como:

  • Uma motivação maior da equipe, pois ele oportuniza a melhoria para o alcance de objetivos;
  • Uma melhora no desempenho, que é o benefício mais visível para as corporações que adotam a prática do feedback. Com o uso do feedback há mais transparência entre o que é esperado e o que está sendo atingido. Ou seja, ele dá uma visão do todo.

Quando a cultura do feedback é presente na empresa, é atingido o processo contínuo de aprendizado. Esse onde profissionais e corporação encontram melhores resultados alinhados aos objetivos estratégicos.

 7 dicas para implementar a cultura de feedback

1- Crie um ambiente colaborativo

Em primeiro lugar, tenha a sensibilidade de saber qual o melhor momento para fazer um feedback com toda a equipe de vendas ou individualmente. Lembre-se de a importância de sempre elogiar em público, mas corrigir um erro ou possíveis falhas sempre em particular. Valorize as ideias e as mudanças que ocorreram após o feedback.

É de primordial importância a prática do feedback. para o crescimento e sucesso da empresa. Com esta prática, portanto, é possível compreender os pontos fortes e fracos dessa ação. Sendo identificado com seu uso os ajustes necessários, revendo pontos negativos e reforçando positivos.

Objetivamente, ele é uma ferramenta capaz de apontar comportamentos e ações do presente para construir um futuro melhor. Para isso ocorrer é importante que haja constância e precisão nesta prática.

Então podemos entender que o feedback não é sobre opinião, sentimento ou emoção. Mostra, porém, um retorno sobre o comportamento baseado em parâmetros claros e objetivos. É sobre desempenho, conduta e resultados. Sua prática ajuda pessoas e empresas a melhorarem seu desempenho e performance através de dados e orientações. Com isso, permitindo reposicionar as ações com eficiência.

De acordo com o ponto de vista dos colaboradores, a prática se torna mais vantajosa, pois os feedbacks podem representar um crescimento profissional para toda a vida e não apenas para o momento da empresa em que atua. Suas avaliações fazem com que o profissional se desenvolva mais e, com entregas muito mais consistentes.

2- Tenha uma rotina

Quando um gestor acompanha continuamente o progresso de seus colaboradores, é possível rever as estratégias para o alcance das metas. Sendo assim, as reuniões constantes são fundamentais para alinhar as expectativas, criar novas estratégias e desenvolver uma melhoria contínua juntamente com a equipe de vendas. Por isso, não espere um intervalo muito grande entre um feedback e outro

Todos ganham quando criamos uma cultura de feedback. Sendo assim, praticar o feedback auxilia pessoas e empresas a crescerem.

3- Forneça canais diferentes para o feedback

Para criar essa cultura é importante também a diversidade de opções para que sugestões anônimas possam ser expressas e ouvidas. Você pode diversificar os canais de feedback utilizando um correio eletrônico exclusivo para sugestões, também pode ser feita uma caixa para sugestões anônimas.

O feedback não se limita apenas aos colaboradores, mas dos clientes para a empresa também. Sendo assim isso auxiliará a corporação identificando o desempenho esperado para o desempenho real. Gerando assim, oportunidades de melhorias.

Em se tratando de sistema corporativo, saber a opinião do cliente sobre produtos e serviços da empresa é importante para o aprimoramento. Depois saber ouvir o cliente interno, os colaboradores também. A empresa pode coletar feedbacks por meio de ligações informais com os clientes, por exemplo.

Ao implantar a cultura do feedback, a empresa obterá maior nível de satisfação e fidelização dos clientes, e colaboradores. Ocorrendo isso a empresa terá mais resultados positivos.

4- Alinhe expectativas

Para implementar essa cultura, é essencial o alinhamento de expectativas. Tanto o gestor como a equipe de vendas, precisam saber o que esperar de uma maneira clara. As estratégias para o alcance das metas precisam ser bem definidas e estar bem nítidas na mente de todos.

Para alinhar corretamente as expectativas é necessário identificar os tipos de feedback. Por ser uma avaliação de desempenho não podemos confundir tipos de feedback com tipos de avaliação de desempenho, por exemplo.

Os métodos de avaliação de desempenho, na prática, antecedem o feedback. Por isso, a escolha do método de avaliação é fundamental para o sucesso no processo, até o feedback.

A autoavaliação é um dos primeiros tipos de avaliação adotados pela empresa, não exige muita complexidade. Sendo assim, é um dos principais tipos de avaliação de desempenho.

Outro tipo de avaliação que vem ajudar no feedback, e considerada um dos tipos mais completos de avaliação de desempenho, a avaliação 360 graus. Todos participam nesse processo. Com isso, no final desse processo, será possível fazer uma comparação entre as avaliações de todos e gerar um feedback mais completo.

CTA ebook campanhas de motivação

5- Faça um bom planejamento

Outro método de avaliação que vem auxiliar a cultura de feedback é o de desempenho. Ele sendo efetivado é chegada a hora de conceder o retorno. Para isso ocorrer será levantado o feedback positivo, construtivo e negativo.

Há uma grande diferença entre seus objetivos e a forma de aplicá-los. Usando o Feedback positivo é preciso entender que seu objetivo principal é elogiar uma atitude ou comportamento positivos. Ou seja, ele mostra que é uma ação que deveria repetir.

Já o feedback construtivo objetiva frisar uma atitude ou comportamento deve ser aprimorado. Outro tipo é o feedback negativo que aparece para identificar uma atitude ou comportamento com resultados negativos, sem possibilidade de aprimoramento.

O feedback usado com a avaliação de desempenho ajuda no reforço do que é esperado daquela pessoa dentro da sua atuação. Sendo assim, pode compreender os conhecimentos, habilidades e atitudes das pessoas. Esse feedback deve acontecer constantemente e no momento em que a situação ocorre.

Muitas pessoas não alcançam o sucesso através do feedback exatamente por falta de planejamento. Você precisa saber o que quer conversar, faça um esboço dos pontos que serão abordados. Tenha anotado os pontos fortes do colaborador, para que a conversa inicie com um feedback positivo. Em seguida converse, de uma maneira clara e tranquila sobre os pontos que precisam melhorar.

6- Não faça comparações

Em uma reunião de feedback, é sempre motivador quando o líder compartilha sobre histórias de superação e sucesso. O gestor tem a liberdade de falar sobre suas próprias experiências, mas nunca deve comparar seus colaboradores. Por isso compartilhe histórias de homens e mulheres que se tornaram personalidades através de seus feitos, mas que eram pessoas que fracassaram antes de chegar ao sucesso.

Existem algumas táticas e métodos adotados para que o feedback seja o mais eficiente. Sendo assim, a maneira como expressar também influencia no resultado. O tipo de Feedback Sanduíche, por exemplo, é o método mais conhecido. É dividido em três partes: elogio, pergunta e ação.

Ao elogiar deve ser ressaltado um ponto positivo sobre o avaliado. No momento da pergunta, a ideia é que o avaliador questione se há algum ponto que o avaliado acredite melhorar e obter um desempenho superior.

Finalmente a parte da ação, na qual a intenção é que seja construída uma ação para melhorar o desempenho do avaliado, proporcionando um caminho a ser seguido.

7- Conclua o feedback

Da mesma maneira que um bom feedback deve iniciar ressaltando os pontos positivos, é importante concluir encorajando seu colaborador a continuar desenvolvendo suas habilidades em um processo de melhoria contínua.

Por fim, como você pode observar a cultura do feedback é uma ferramenta que vai muito além de algumas conversas. Seu principal objetivo é criar ações estratégicas para o desenvolvimento profissional de cada colaborador e orientar sobre as próximas ações que deverão ser tomadas para o alcance das metas.

Agora que você sabe sobre a importância de estabelecer a cultura de feedback dentro do varejo, conheça a Solução Casting. Ideal para você implementar a Gestão de Feedback, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

9 Comentários

  1. […] aqueles com performance abaixo do requerido, podendo, assim, realizar ações de melhoria como o feedback, montar o plano de desenvolvimento individual e propor programas de treinamento dos […]

  2. […] o líder deve realizar o feedback, a fim de executar esse processo. Isso porque, com esse retorno, é possível saber o que precisa […]

  3. […] palavra de origem inglesa “feedback”, que recém entrou em nosso vocabulário, quer dizer “realimentação”, e é cada vez mais […]

  4. […] disso, você consegue implementar a gestão de feedback, na qual é possível criar reuniões periódicas documentadas. Assim, pode haver um estreitamento […]

  5. […] time com feedbacks constantes é um time que errará menos e estará mais motivado. Os colaboradores precisam saber a direção […]

  6. […] Outro ponto importante nesse método é o gerenciamento de pessoas. Através de reuniões periódicas e utilizando os pontos fortes dentro do time, se aplicado, permite uma melhoria fundamental na cultura do feedback. […]

  7. […] Outro ponto importante nesse método é o gerenciamento de pessoas. Através de reuniões periódicas e utilizando os pontos fortes dentro do time, se aplicado, permite uma melhoria fundamental na cultura do feedback. […]

  8. […] possível através de processos de melhoria contínua, comunicação horizontal e valorização do feedback. Afinal, a comunicação organizacional transparente e assertiva é uma das maiores estratégias de […]

  9. […] SER HCM permite processos de avaliação de competências e desempenho, mensuração de dados, feedback e plano de desenvolvimento para a […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo