O segredo para ter criatividade no varejo

2022-04-08T09:43:41-03:008 abril, 2022|Produtividade de Vendas|

Vivemos em um mundo corporativo extremamente concorrido, muitas marcas oferecendo produtos semelhantes. Os consumidores são bombardeados por propagandas o tempo todo, a disputa de todo empreendedor em busca de se diferenciar ao máximo de seus concorrentes é intensa. Por isso, ter criatividade no varejo é importante.

As empresas com maior destaque dentro de qualquer mercado usaram a criatividade para mudar a forma como o público interage com as empresas. Visto que as soluções criativas sempre estiveram ligadas à inovação e elas são ferramentas muito importantes para que você tenha sucesso com o seu negócio.

O mito da criatividade no varejo

Muitas pessoas têm a ideia de que a criatividade no varejo é um dom, algo especial que é dado somente para algumas pessoas. Mas na verdade, ela é uma habilidade que pode (e deve) ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Através da criatividade no varejo, muitas marcas mudaram o hábito de consumo das pessoas e até o mundo!

Temos exemplos como o Nubank, que transformou a forma como as pessoas lidam com as suas finanças entregando serviços simples e rápidos. Além de ser pioneiro no atendimento humanizado, assim como a Netflix mudou o mercado audiovisual. E, por isso, hoje em dia, é difícil lembrar como assistíamos as séries sem ela.

Esses exemplos mostram que você também pode se tornar uma pessoa criativa e, para isso, é preciso desenvolver essa habilidade.

No livro “Roube como um artista” do autor Austin Kleon, ele diz que uma ideia original é criada de partes de algo que agrada a você. Por exemplo, ao criar uma música, um artista pode se inspirar em peça de teatro, em um filme, uma escultura, outras músicas etc. Ou seja, ao unir todas as suas referências, nasce algo original.

Construindo um ambiente criativo

Para tornar o seu negócio um local que estimula a criatividade, é essencial construir um ambiente propício para isso. E, para atingir este objetivo, é necessário que, além de apresentar as suas referências, você permita que a sua equipe apresente as referências dela sem que haja receio de dizer algo errado.

Quando pessoas diferentes se reúnem para expor a sua forma de ver o mundo, surgem ideias que, caso isso fosse pensado por apenas uma pessoa, não seria possível criar algo tão original.

A criatividade em tempos de crise

Nos últimos anos, estamos vivendo algo que, muitos de nós, nunca vimos antes, que é a pandemia do COVID-19. E, neste período, o novo varejo passou por um processo onde houve a necessidade de se reinventar em uma velocidade muito grande para entregar um serviço de qualidade e se adequar aos protocolos de saúde.

Esse cenário acelerou uma tendência que já se esperava que se tornasse realidade. Mas não se esperava que ela ocorresse de maneira tão rápida e que exigisse uma mudança tão abrupta por parte dos empreendedores.

Visando contribuir com o aumento das suas vendas, apesar de qualquer adversidade, o Trade Marketing tem muito a contribuir com o crescimento do seu negócio. Pois ele é responsável por cuidar da ativação dos canais para o posicionamento de produtos e serviços. De maneira estratégica nos pontos de venda e se encontra tanto em varejo como atacado.

Define-se que…

Com essa estratégia, é possível definir os canais de distribuição ideais para que você consiga aumentar as vendas. Ou seja, expondo o seu produto ou serviço nos locais corretos e para o público que realmente possui interesse em comprar o que você oferece.

Desta maneira, você consegue construir um relacionamento muito mais próximo ao seu cliente. Além de manter a sua mercadoria relevante no mercado, fazendo com que, ao necessitar de um produto específico, o cliente lembre da sua marca primeiramente.

Outra maneira de ter criatividade no varejo e com enorme poder de retenção de leads é utilizar o entretenimento ao seu favor. Eventos musicais, espetáculos e a união da marca com figuras artísticas tem o poder atrair a atenção de muitas pessoas de maneira orgânica. Fazer com que a sua loja tenha o carinho delas com maior facilidade. Como é o caso da Olympikus que fez uma parceria recente com a cantora Iza, tendo a artista como sua diretora criativa.

Como fazer para “pensar fora da caixa”?

Todas as empresas que conseguiram destaque e se tornaram referências em seus respectivos mercados. Ou seja, conseguiram ver oportunidades dentro dele que outras pessoas não conseguiram enxergar ou não imaginam como fazer diferente.

O livro A Estratégia do Oceano Azul, dos autores Renée Mauborgne e W. Chang Kim, ensina um conceito muito importante sobre obter destaque da concorrência.

Este conceito diz que para superar os seus concorrentes, você deve buscar não os superar. Ou seja, para tornar mais clara essa afirmação, essa estratégia incentiva o empreendedor a procurar por mercados ainda pouco explorados. Isso é, para atingir pessoas que, até a criatividade no varejo, não eram vistas.

Podemos usar como exemplo a marca de beleza Fenty Beauty da cantora Rihanna, que criou tons de bases para, inicialmente, 40 tons de pele, expandindo para 50 tons. Além disso a Uber também facilitou a mobilidade das pessoas por um valor mais acessível.

Potencializando a criatividade no varejo

Ao extrair o melhor das suas referências e analisar minuciosamente o que os seus concorrentes estão fazendo e como estão fazendo, você é capaz de transformar isso em ideias incríveis. Lembre-se de que seu produto foi criado para suprir uma necessidade do seu público. Por isso, conhecer as “brechas” que existem no mercado é crucial para suprir essa demanda. Ou seja, oferecer uma experiência incrível para cada cliente, tornando a marca queridinha deles.

Se você deseja aprender mais sobre como desenvolver a criatividade no varejo utilizando estratégias que farão com que o seu negócio cresça, venha para a Solução Casting. Com um método inovador baseado na gestão de indicadores e pessoas, que contribuiu com o crescimento de muitas marcas. Como Óticas Carol, Tommy Hilfinger, O Boticário e muitas outras, nosso time de especialistas oferece soluções criativas que se adequem ao seu nicho de atuação. Tudo isso para que você se destaque dos seus concorrentes.

Para mais informações, entre em contato com a gente pelo telefone (11) 3014-0482 ou pelo e-mail contato@cstng.com e faça parte do nosso time de empreendedores de sucesso!

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo