As eleições e o impacto no varejo

Este ano será um ano decisivo para o nosso país e isso causará um impacto no varejo que você deve se atentar. O período eleitoral é um momento em que todos estão preocupados com o futuro do país, afinal, isso irá mudar a vida das pessoas completamente.

Dessa forma, esteja atento a essa situação para atravessá-la sem maiores problemas.

Ficou interessado sobre o impacto no varejo que as eleições causarão e o que fazer para manter a saúde da sua loja? Então leia este artigo que nós, da Casting, preparamos para te ajudar!

No que as eleições impactam o varejo?

Antes de mais nada, sabemos que o Brasil vem passando por um período difícil e a pandemia agravou ainda mais essa situação.

Com o aumento do preço de muitos produtos e os juros altos que atrapalham o crescimento do varejo no país, o comportamento do consumidor neste segundo semestre de 2022 é uma incógnita. Segundo a avaliação do executivo Allan Barros, diretor de Marketing da Máquina de Vendas, que controla a Ricardo Eletro e Insinuante, este período ainda gera muita incerteza para o setor. Ou seja, até o momento, não é possível calcular qual o tamanho do impacto no varejo que será causado pelas eleições.

Apesar disso, o executivo alega que: “Depois das eleições, em outubro, a expectativa é que o ritmo volte ao que era. No período eleitoral, a compra de um bem durável não vai estar na pauta do consumidor brasileiro”.

Em outras palavras, o mês de outubro será um mês de vendas sazonais e você, lojista, deve se planejar para enfrentar isso.

O momento de decisão

Além disso, o executivo complementa seu ponto de vista afirmando que, já neste segundo semestre, o comércio ficará mais desfavorável.

Dessa forma, Barros afirma que este é o momento de ser mais “agressivo” com o cliente. Ou seja, utilize todos os recursos para aumentar as vendas, para que assim, seja possível diminuir o impacto no varejo.

Nesse sentido, é possível que haja um aumento na criação de promoções nos próximos meses. Ainda assim, Allan acredita que, ao contrário das vendas de celulares e tablets, que crescem naturalmente, os demais setores do varejo, principalmente bens duráveis, sofreram uma queda nas vendas.

O que fazer para manter o lucro?

Sabemos que esse é mais um dos desafios na vida do empreendedor, contudo, acreditamos que seja possível manter a saúde financeira da sua loja.

Isso é possível, pois o período de eleição não é muito diferente de outro período de sazonalidade. Ou seja, ainda que haja um impacto no varejo que não é possível prever no momento, também é possível atravessar essa situação.

Portanto, siga estas 5 dicas que nós separamos para te ajudar a diminuir esse impacto no varejo.

1- Tenha um plano de investimentos

Fazer um bom planejamento dos seus investimentos é um ótimo passo para que os empreendedores saibam qual a melhor hora de investir.

Dessa forma, ao saber o momento certo para investir e o momento certo para se guardar, é possível negociar um desconto com os seus fornecedores.

2- Faça registros de tudo

Logo depois de fazer o planejamento, registre o faturamento, os custos e os investimentos que a sua loja teve e terá até o final do ano. Ou seja, ao entender qual o valor gasto e o lucro em cada venda, será possível se preparar para diminuir este impacto no varejo que as eleições estão causando.

3- Faça um mix de produtos

Muitos lojistas ignoram o poder do mix de produtos, porém, ele é uma arma poderosa na luta contra o impacto no varejo que estamos enfrentando.

Caso você ainda não saiba, o mix de produtos significa todos os produtos que uma marca tem a oferecer ao seu cliente.

Por exemplo, a Faber-Castell é uma multinacional alemã que produz lápis e materiais de escritório. Atualmente ela possui 5 linhas de lápis distintas: escrever e marcar, art e graphic, brincar e aprender, creative studio e fine writing. Em outras palavras, ela oferece produtos capazes de atingir desde o público infantil até artistas plásticos.

Portanto, tenha um bom mix de produtos para conseguir aumentar as vendas da sua loja e diminuir o impacto no varejo.

4- Analise o histórico de vendas

Faça uma avaliação de todas as vendas que foram feitas na sua loja até o momento e busque fazer uma previsão dos próximos meses.

Dessa forma, você poderá ter um melhor controle do estoque e atender as necessidades dos seus clientes. Com o app da Casting é possível analisar o histórico de vendas por vendedor, equipe ou da empresa inteira. Quer saber mais? Então clique aqui e fale com um consultor.

5- Esteja próximo ao cliente

Ter um relacionamento próximo ao cliente é fundamental para manter as portas abertas, principalmente, em momentos como este, que trazem impacto no varejo.

Para isso, você pode utilizar as redes sociais ou fazer ações que façam com que ele tenha mais contato com a sua loja. Essa é a hora de usar a criatividade.

Dessa forma, a sua loja se manterá na mente dele e, posteriormente, contornará este momento que trouxe um grande impacto no varejo.

Dica bônus

Por ser um período muito delicado, utilizar este momento para se aproximar ainda mais do seu público pode ser uma boa estratégia. Porém, apenas faça isso se fizer parte do branding da sua loja.

Ao contrário, tomar qualquer tipo de posicionamento diferente pode vir a comprometer as suas vendas e a sua imagem no futuro. Faça estratégias e organize muito bem suas ações dentro dos valores e perfil da empresa.

Não pare, apesar das dificuldades

Sabemos que as eleições sempre são um momento crucial para todos, especialmente neste ano. Por outro lado, o empreendedor passa por muitos desafios, muitas situações que causam um grande impacto no varejo e ainda assim, são capazes de vencê-los.

Por exemplo, nós enfrentamos crises, juros muitos altos, um período longo de portas fechadas por conta da pandemia. Apesar disso, muitos conseguiram se reinventar e, aqueles que precisaram fechar as portas, estão se reerguendo.

Portanto, pensando nestas situações, nós preparamos esse e muitos outros conteúdos para ajudar a sua loja a crescer e ter cada vez mais sucesso em vendas.

Por fim, se você gostou desse artigo e gostaria de aprender mais sobre esse e outros assuntos, visite o nosso blog.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.