Inovações no varejo: como ser referência de mercado

2022-08-26T09:38:46-03:0020 maio, 2022|Sales Performance Management|

No mundo corporativo, as marcas que trouxeram inovações em seus mercados foram capazes de transformar a vida das pessoas completamente. Quem imaginaria, por exemplo, que os varejistas deixariam de vender CDs por conta das plataformas de streaming?

Atualmente, muitos empreendedores lutam para que possam atingir o seu “lugar ao sol”, contudo, muitos deles não conseguem se destacar em um mercado muito competitivo. Quando falamos em inovações, temos o costume de pensar em fazer coisas grandiosas, inventar algo totalmente do zero. Porém, isso não é verdade!

O time de conteúdo aqui da Casting criou este artigo para te mostrar que, para trazer inovações para a sua loja, você não precisa pensar em coisas extraordinárias, ao contrário, pequenas ideias são capazes de trazer grandes inovações para o seu segmento.

Portanto, se você deseja que a sua loja se torne referência por suas inovações e se diferencie da sua concorrência, continue lendo este artigo e descubra como fazer isso!

Inovar é sobreviver

A sobrevivência de inúmeros negócios depende de pessoas que sabem como trazer inovações aos seus clientes. Por exemplo, podemos pensar em como eram feitas as pesquisas antes do Google ou como as pessoas se comunicavam antes do Whatsapp. Essas marcas conseguiram prever uma tendência ou um anseio da sociedade e se anteciparam, criando serviços utilizados por grande parte dos brasileiros.

Mas talvez você se pergunte: “como eu posso trazer inovações no meu nicho?”, felizmente a resposta é mais simples do que parece. Conforme falamos acima, ao contrário do que muitos pensam, você não precisa criar algo novo para inovar, basta apresentar o seu produto de uma forma que ninguém fez até então.

Por exemplo, existem muitas marcas de papel higiênico no mercado, contudo, a Neve criou um documentário sobre saneamento básico, explicando o impacto que um banheiro tem na vida de alguém. Ou seja, apresentar um problema social e como o seu produto pode contribuir para a solução, traz a humanização como um diferencial de mercado.

Da mesma forma, as marcas Intel e Toshiba criaram uma web série onde o protagonista acorda todos os dias como uma pessoa diferente. O produto é inserido de forma sútil da série como uma forma do protagonista registrar suas experiências como cada uma dessas pessoas.

Em outras palavras, através do entretenimento, os clientes criam uma afeição pela série e, consequentemente, por quem a produz. Desta forma, o branding das marcas é feito de forma orgânica e inovadora.

Por isso é importante conhecer o seu cliente e utilizar a psicologia de vendas para trazer inovações ao seu segmento e gerar mais vendas!

Desmistificando as inovações

Conforme os exemplos citados anteriormente, para que a sua loja seja conhecida por trazer inovações, é necessário usar a sua criatividade para surpreender o cliente de forma positiva. Assim, busque estimular o seu lado criativo para atrair mais clientes e fidelizá-los, tornando-os promotores da sua marca.

Existem inúmeras maneiras de ser inovador, independente de qual seja o seu mercado de atuação, desde pequenos negócios de bairro até grandes lojas de departamento, todos podem inovar!

Nesse sentido, vamos deixar algumas dicas valiosas de como trazer essas inovações para te ajudar a expandir seu negócio. Então, veja o que você precisa fazer.

 

Seja proativo

Um empreendedor que deseja inovar não espera que os outros digam o que ele precisa fazer. Ter proatividade é essencial para que as inovações venham a acontecer. Normalmente, os empreendedores que inovaram e, até mesmo, transformaram o hábito de consumo das pessoas tinham uma característica em comum, eles não tinham medo do novo.

Ao contrário, aqueles que são resistentes às mudanças são vistos como ultrapassados, pois eles acreditam que o mercado nunca irá mudar e nós sabemos que isso não é verdade. Por exemplo, há cerca de 3 anos atrás, ninguém imaginaria que um vírus mortal forçaria o varejo a migrar para o digital.

Portanto, esteja sempre preparado para as mudanças que o mundo corporativo irá sofrer, pois elas certamente virão e, aqueles que estiverem preparados, trarão as inovações que aquele novo mercado necessita.

Tenha comprometimento

Junto com a proatividade, o comprometimento com o desejo de inovar faz com que as ações sejam realizadas do início ao fim. Além disso, durante este percurso, aparecerão inúmeros desafios a serem superados, portanto, tenha comprometimento para cumprir as suas atividades.

Sem o comprometimento da gestão, os funcionários podem ficar desmotivados e, assim, a sua loja pode perder espaço no mercado. Dessa forma, criar estratégias para que os seus funcionários estejam sempre engajados é fundamental para se trazer inovações para o varejo.

Então, comprometa-se a sempre estar por dentro do que acontece no mercado através de sites ou blogs, como a Casting, que sempre traz novidades sobre o mundo do varejo.

Aceite correr riscos

Correr riscos é algo natural e imprescindível para quem deseja inovar, você pode buscar por estratégias incomuns, falar de assuntos mais profundos com o seu público, entre outras questões. Atualmente, o varejo tem utilizado as redes sociais não apenas para vender seus produtos, mas para se posicionar no mercado. Ou seja, ainda que algumas pessoas passem a não gostar do posicionamento de determinada marca, muitas outras se tornam mais fiéis a loja.

Em outras palavras, corra risco de não tentar agradar a todos, afinal, você não irá! Contudo, é importante ressaltar que se deve calcular devidamente cada um dos riscos para que não ocorra o efeito contrário do que se espera.

Busque inspiração

Primeiramente, vamos deixar claro aqui que, toda criação original é a mistura de muitas ideias juntas, conforme ensina o autor Austin Kleon na obra Roube como um artista. Além disso, toda ação pode ser utilizada como uma ideia que se trará inovações, seja uma estratégia bem-sucedida em uma empresa do seu segmento ou até de ramos diferentes. Por exemplo, o atendimento drive-thru era uma estratégia utilizada apenas por restaurantes, porém, com a pandemia, negócios de todos os ramos aderiram a esse formato para manter as portas abertas. Não há como negar que isso trouxe muita comodidade ao cliente, logo, talvez essa seja uma tendência que demore a ir embora (ou talvez nunca vá).

Portanto, busque analisar o que é feito no mercado nacional e internacional, afinal isso é muito importante para se criar um repertório de ideias a serem realizadas.

Tenha segurança ao fazer propostas

Você pode ter a melhor ideia, mas se você não tiver segurança em comunicar a sua visão, os outros não verão ela da mesma forma. Nesse sentido, algumas ações que você pode fazer para ter mais segurança na hora de fazer propostas que você acredita que trarão inovações para a sua loja são:

  • Crie um roteiro com os principais pontos que devem abordados;
  • Treine em frente ao espelho;
  • Fique de olho na sua postura;
  • Mantenha a calma.

Portanto, ao expor a sua ideia, tenha consciência de todos os pontos positivos e negativos e descreva como ela pode ser posta em prática. Além disso, tenha confiança de que a sua ideia tem potencial para trazer inovações ao seu nicho, afinal, se você não acreditar nela, quem irá?

Saiba como encontrar soluções

Todas as pessoas responsáveis por trazer inovações não se contentaram com as situações da maneira que estavam. Por exemplo, no século XIX, muitos cientistas tentaram criar a lâmpada, porém, apenas Thomas Edison conseguiu este feito, após falhar 1.200 vezes. Recentemente, vimos empreendedores que não se contentaram com a maneira que o mercado se comportava e, assim, surgiram os motoristas de aplicativo e os bancos digitais.

Em outras palavras, ser curioso e usar os recursos de forma criativa nos leva a alcançar resultados que outros não alcançaram. Portanto, não seja alguém que se contenta com os problemas, muitas vezes, para encontrar soluções que faram com que as inovações ocorram, é preciso buscar por parceiros como a Casting. Através do nosso método, os nossos clientes tiveram um aumento médio no volume de vendas de 35%.

Saiba quando ouvir e quando falar

Quem busca por inovações, precisa entender o desejo das pessoas e a melhor forma de fazer isso é ouvir o que elas pensam. Afinal, a empatia da liderança é crucial para aproximar a relação entre gestor e funcionário, quando nos referimos ao ambiente dentro da loja. Da mesma forma, saber ouvir o cliente é crucial para trazer inovações ao mercado e aumentar o volume de vendas.

Dessa forma, você entenderá como pode criar algo que irá satisfazer essa necessidade. Logo, é interessante que você possa ter contato com as pessoas que você deseja impactar. Portanto, ouça as pessoas ao seu redor, seja funcionários ou clientes, eles são importantes para que o seu negócio continue ativo.

Se aperfeiçoe constantemente

O aperfeiçoamento constante é capaz de expandir seus horizontes, por exemplo, ao aprender novos idiomas, isso te capacitará a ler notícias de jornais internacionais e estar atento às tendências globais.

Fazer cursos, especializações te tornará mais capacitado na hora de fechar negócios com clientes e parceiros, sendo assim, busque sempre o aperfeiçoamento profissional. Além disso, se relacione com pessoas que estão no estágio de carreira que você gostaria de atingir, vá para os eventos, faça networking com outros empreendedores. Ou seja, não perca de vista o contato com outras pessoas, essa “troca” poderá te ajudar a trazer inovações ao seu negócio.

CTA ebook campanhas de motivação

Fuja da rotina

Um ponto muito importante é ter momentos de descanso e realizar ações que fujam da rotina, como viajar, praticar esportes ou passear com a família. Afinal, viver apenas para trabalhar pode te trazer muitos prejuízos para a sua saúde. Por exemplo, um estresse muito grande ou até a síndrome de burnout.  

Em outras palavras, busque ter momentos de lazer e cuide da sua saúde mental, pois isso irá te tornar um empreendedor capaz de trazer inovações. Além disso, você terá mais qualidade de vida e experiências diferentes do que costuma acontecer na sua vida cotidiana.

Dessa forma, você terá mais facilidade em traçar estratégias que tragam inovações para a sua loja.

Ande com pessoas que tenham a mesma visão que a sua

Sabemos que nenhum grande empreendedor se torna grande trabalhando sozinho, ao contrário, para que a sua loja cresça, é necessário andar com pessoas com a mesma visão que a sua.

Ter uma boa rede de contato é crucial para que a sua loja se torne referência por suas inovações. Além disso, trabalhar com pessoas que tenham o mesmo propósito torna o caminho do empreendedorismo mais leve e te possibilita ir mais longe.

Por este motivo, a Casting tem trabalhado há 5 anos para que os varejistas de todo Brasil e também do exterior tenham êxito na sua caminhada. Ou seja, independente do seu nicho de atuação, tempo de mercado ou qualquer outra questão, você poderá ver a sua loja crescendo de forma exponencial. Além disso, nós somos um time que não se cansa de procurar por cada vez mais excelência e, por isso, trazemos cada vez mais inovações para o setor varejista.

Algumas marcas que são referência no mercado nacional como Alexandre Herchcovitch, Óticas Carol, O Boticário e muitas outras “love marcas” tiveram resultados aplicando o método Casting em seus negócios.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu sobre como trazer inovações para o seu negócio e ter sucesso na sua área de atuação. Essas dicas irão ajudar você a trazer “novidade para a mesa” e fazer com que a sua loja seja conhecida por suas inovações.

Dessa forma, aplique essas estratégias no seu negócio hoje mesmo e veja que, com consistência e dedicação, esse trabalho valerá a pena.

Contudo, caso exista alguma dúvida sobre outros assuntos relacionados, entre em contato com a gente agora mesmo pelo telefone (11) 3014-0482 ou pelo e-mail contato@cstng.com. Nós temos um time de especialistas preparado para te ajudar a criar estratégias que possam trazer inovações para o seu nicho de atuação.

Agora nós queremos saber, esse artigo te ajudou? Portanto, se você gostou de aprender mais sobre inovações no varejo, nós te convidamos a acompanhar o nosso blog e as nossas redes socais. Assim, você ficará por dentro de todas as novidades do mundo do varejo, pois o nosso time se empenha para criar um conteúdo relevante para fazer com que a sua loja cresça de forma exponencial.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo