Como a Casting fez sua expansão de mercado para Portugal

2022-06-28T10:09:04-03:0028 junho, 2022|Casos de Sucessos, Gestão de Pessoas no Varejo|

Todo empreendedor sonha com a expansão do seu negócio. Imagine como é ter lojas suas espalhadas dentro e fora do Brasil! É emocionante não é mesmo?!

Recentemente, nós publicamos um artigo contando sobre a nossa recente expansão para Portugal, contudo, hoje vamos contar com mais detalhes como fomos para lá.

Portanto, se você tem o sonho de expandir seu negócio para exterior, leia este artigo para conhecer os detalhes dessa história incrível!

Missão da Casting

Antes de tudo, queremos relembrar quem nós somos e o porquê nós existimos. Afinal, não teríamos crescido em tão pouco tempo, muito menos alcançado o mercado internacional sem ter clareza sobre quem somos.

A Casting nasceu com o objetivo de transformar o mercado do varejo, ensinando lojistas de norte a sul do país a se posicionarem melhor no mercado. Da mesma forma, nós auxiliamos estes empreendedores a aumentar o seu faturamento, bem como, estreitar o seu relacionamento com o cliente.

Em outras palavras, independentemente do seu nicho, região geográfica ou quanto tempo você empreende, podemos te ajudar a crescer e expandir o seu negócio!

Isso é possível através do nosso método onde te ajudamos a gerir melhor a sua loja, ou seja, vender mais, aumentar o faturamento e fidelizar mais clientes. Além disso, este método ajuda, não somente na gestão de indicadores, como também na gestão de pessoas.

Em outras palavras, a sua loja terá muito mais vendas, conseguirá mais clientes, terá uma equipe de vendas motivada a alcançar as metas, bem como, ter uma comunicação interna eficaz. Como resultado, você conseguirá a expansão de negócios que tanto deseja.

Como aconteceu a expansão para Portugal?

Talvez essa seja a pergunta que não quer calar, afinal, para muitos empreendedores, a expansão da sua loja significa um aumento no seu faturamento. Dessa forma, ele poderá investir cada vez mais na sua loja, bem como, ser uma referência no seu nicho.

No caso da Casting, essa expansão aconteceu de forma muito natural e interessante. No ano de 2019, a nossa equipe estava no Latam Retail Show, um dos maiores eventos do ramo varejista na América Latina. Durante este evento, um dos nossos parceiros, que também estava no evento, visitou o nosso stand, porém, atrás dele estava um homem que não se apresentou, apenas observou e saiu.

Depois que isso aconteceu, durante uma reunião em Portugal, o Sérgio que é nosso CEO, reconheceu o mesmo homem nesta reunião. Dessa forma, ele se apresentou e, deste contato, a parceria foi formada.

Perceba que, além de uma grande conquista, esse case de sucesso se baseia em uma lição muito importante. Esteja sempre atento a todas as pessoas que entram em contato com a sua loja, pois deste contato, por menor que seja, podem surgir grandes parceiras!

No nosso caso, a loja parceira chamada “O valor do Tempo” veio ao Brasil fazer um benchmark. Segundo eles, o grande ganho do evento, além das palestras, foi ter conhecido a Casting.

Agora, imagine se a nossa equipe não tivesse prestado atenção neste homem, esta expansão não teria ocorrido. Ou seja, tenha uma boa gestão no seu negócio, capaz de dar atenção aos seus clientes atuais, bem como, aquele que estão te conhecendo.

Como alcançar a expansão para o exterior?

Expandir um negócio para outro país é realmente uma grande realização para nós, porém, isso não significa que este caminho foi fácil.

O mercado português tem uma cultura diferente do Brasil, uma legislação que não é como a nossa, bem como, outros hábitos de consumo. Afinal, a cultura local impacta diretamente na maneira em como as marcas devem se relacionar com os clientes.

Apesar disso, se você busca a expansão dos seus negócios, confira algumas dicas de separamos para te ajudar.

A expansão é um recomeço

Você já parou para pensar que, ao expandir seu negócio para um novo país, você terá o mesmo trabalho que teve quando fundou sua loja no Brasil? Afinal, por maior que a sua loja seja por aqui, em outro país, você provavelmente vai começar pequeno. Ou seja, você deve trabalhar o branding da sua loja para atrair e reter os clientes desse novo lugar.

Análise o mercado exterior

Antes de pensar na expansão do seu negócio para outro país, é necessário analisar o mercado desta região. Por exemplo, se uma loja de pneus expandir seu negócio para a cidade de Veneza, não seria uma boa ideia, certo? Pois sabemos que o principal meio de transporte da cidade são as gôndolas. Por outro lado, vender guarda-chuvas e capas de chuvas em Londres é muito bom, afinal, o clima muda rapidamente na cidade e lá, frequentemente, chove. Portanto, analise o mercado local para saber se esta expansão será viável ao seu negócio.

Em seguida, entenda como o seu produto pode suprir a necessidade das pessoas naquele país, bem como, esteja atento a legislação, as formas de pagamento e logística de entrega.

Dessa forma, você realizará a expansão da sua loja com mais segurança e venderá cada vez mais neste novo mercado.

Tenha bons parceiros

Nós sabemos que dar este passo pode parecer muito arriscado para alguns, ainda mais considerando o fato de que nenhuma expansão é igual a outra. Ou seja, tenha um bom planejamento para evitar qualquer problema no futuro.

Em conclusão, a Casting possui um método que ajudou marcas como OBoticário, Gallery Cap, Grupo Nomura (Adidas e Arezzo), Grupo 428 (Fom e Salinas) e muitas outras marcas. Além disso, este método já foi validado por varejistas de muitos nichos diferentes como: móveis, óticas, cosméticos, lojas de departamento, alimentos etc.

Em outras palavras, queremos fazer com que a sua loja seja nosso próximo case de sucesso em relação à expansão para o mercado internacional.

Portanto, se você gostou deste artigo e também sonha com a expansão da sua loja, entre em contato com a gente pelo telefone (11) 3024-0482 ou pelo e-mail contato@cstng.com .

Além disso, se você quer saber de todas as novidades do varejo, fique de olho no nosso blog, pois estamos sempre atualizando ele com todas as novidades deste universo.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo