3 dicas para melhorar a comunicação da equipe de vendas

2022-06-14T09:32:02-03:0025 maio, 2021|Capacitação no Varejo|

Você tem dificuldades para estabelecer uma boa comunicação da equipe de vendas na sua loja? Deseja saber como melhorar esse ponto e fazer com que a sua loja cresça cada vez mais?

Se você respondeu “sim” para algumas dessas perguntas, não se preocupe porque hoje, nós vamos te dar 3 dicas muito valiosas para melhorar a comunicação da equipe de vendas.

Portanto, continue a leitura desse artigo!

O desafio de muitos empreendedores

Melhorar a comunicação da equipe de vendas é sempre um desafio na maioria das empresas. Cada um acaba tratando o cliente de forma diferente, o que não contribui para um bom desempenho da equipe.

Para seu time conseguir crescer junto e conquistar um bom resultado é preciso que a comunicação da equipe de vendas esteja alinhada. Lembrando que, o time de vendas é responsável pelos resultados na sua loja. Cada vendedor transmite as informações do produto aos clientes e tem esse contato direto.

Imagine então vendedores que passam informações diferenciadas a seus clientes. Esse é um problema que pode trazer resultados negativos na hora da venda.

Se você entra em uma loja de calçados por exemplo, e um vendedor apresenta para você uma promoção: “Comprando a vista você terá um desconto de 10%”, diz o vendedor que te atende. Mas, quando você se direciona ao caixa, descobre que na verdade esse desconto é válido apenas para compras realizadas pela internet.

Nesse caso acima podemos perceber uma falha de comunicação entre a equipe, o que pode fazer com que a venda seja perdida. E, em algumas vezes até mais do que isso, o prejuízo pode ser ainda maior como perder um cliente e ter uma má reputação.

Por isso podemos ver que, uma boa comunicação da equipe de vendas poderia ter feito uma venda mais efetiva e agradável ao cliente. Além de fidelização por ele se sentir bem e confiar na loja.

Além do benefício apresentado no modelo, uma eficiente comunicação de equipe de vendas pode unir seu time, trazer atenção a todas as atividades, facilidade de feedback, entre outros.

A mudança dos hábitos de consumo

Antes de mais nada, sabemos que a cultura da sociedade se transforma com o decorrer do tempo e, consequentemente, os hábitos de consumo também mudam. Ou seja, o perfil dos clientes nos dias de hoje é muito diferente dos clientes de 10 ou 20 anos atrás.

Além disso, podemos concordar que é uma situação desagradável ver um anúncio bem atrativo e, ao chegar na loja, entender que as informações não estavam claras o bastante.

Atualmente, o consumidor se tornou mais exigente e, com a tecnologia, ele possui muitas opções de lojas à sua disposição para comprar quando quiser, a hora que quiser. Ou seja, essas situações fazem com que o cliente desista da compra, bem como, recomende para todos os amigos dele que não comprem na sua loja.

Em outras palavras, um erro de comunicação pode ser fatal para o seu negócio!

Nesse sentido, para que você possa alinhar a comunicação da equipe de vendas da sua loja é importante que você tenha um manual de comunicação interna.

Dessa forma, a sua equipe poderá guiar a comunicação da equipe de vendas através dele, afinal, não dá para contar apenas com a comunicação verbal, né?

Por outro lado, o lojista pode (e deve) incentivar cada vendedor a utilizar a sua criatividade para quebrar as objeções de vendas. Porém, esses argumentos precisam seguir as normas deste manual.

Dessa forma, a comunicação da equipe de vendas fluirá melhor e a sua loja obterá resultados maiores!

CTA Motivação no Trabalho

Vantagens de uma boa comunicação da equipe de vendas

Nós sabemos o que um erro de comunicação da equipe de vendas pode causar a sua loja, portanto, vamos te explicar quais as vantagens de alinhar a comunicação da equipe de vendas:

1- Fortalece a cultura organizacional

Atualmente, a cultura organizacional de um negócio é o que faz com o cliente diferencie a sua marca das demais e isso contribui com a decisão de compra.

Contudo, como em todo ambiente que possui pessoas, é necessários investir em treinamentos, atividades coletivas e até momentos de descontração para melhorar a comunicação da equipe de vendas.

2- Reduz os custos operacionais

Ao contrário do que você pode estar pensando, ter uma boa comunicação da equipe de vendas ajuda na diminuição de custos para a loja.

Por exemplo, uma boa comunicação da equipe de vendas diminui a taxa de turnover da sua loja. Ou seja, os custos pagos na demissão, contratação e treinamento de funcionários podem ser utilizadas para outras finalidades.

3- Cria uma boa percepção dos clientes sobre você

O branding é muito falado no meio dos negócios atualmente, principalmente na era digital. Portanto, ter uma boa comunicação da equipe de vendas, proporciona uma boa experiência de compra e isso fará com que o cliente se torne fiel a sua marca.

Além disso, ele poderá indicar a sua loja para outras pessoas, aumentando a chance de conversão desses novos clientes.

4- Torna o ambiente mais agradável

Sabemos que é muito importante ter um ambiente de trabalho saudável para que a sua equipe de vendas seja cada vez mais engajada com as metas.

Por outro lado, o contrário também é verdadeiro, pois um ambiente desrespeitoso pode prejudicar as vendas da sua loja.

Segundo um estudo feito pela revista Fortune em 2013, constatou que os gestores das 1.000 empresas mais importantes dos Estados Unidos gastaram muito tempo corrigindo os erros causados por hostilidade.

Apesar do tempo em que foi realizado, este estudo continua sendo atual, pois, em muitos lugares, isso acontece frequentemente. Dessa forma, ter uma gestão humanizada na sua loja é essencial para que ela cresça cada vez mais.

5- É um diferencial de mercado

A comunicação da equipe de vendas é um importante quesito para uma loja que busca se diferenciar no mercado em que atua. Ou seja, mesmo que existam muitas lojas que vendem o mesmo produto que o seu, ter uma boa comunicação da equipe de vendas torna a sua loja autêntica.

Dessa forma, a sua loja terá uma performance de vendas muito maior do que os seus concorrentes, te possibilitando vender o produto por um valor mais alto.

Talvez você tenha lido até aqui e esteja pensando neste momento: “mas como melhorar a comunicação da equipe de vendas da minha loja de forma eficiente?” Não se preocupe com isso, agora vamos te apresentar 3 dicas para você começar hoje a melhorar o seu time.

3 dicas valiosas sobre a comunicação da equipe de vendas

1- Invista no feedback

Investir no feedback tanto no do gerente com a equipe quanto individualmente é importante para uma comunicação bem-sucedida. Cada vendedor precisa ter a liberdade de chegar no seu superior e expressar suas dúvidas, medos e metas.

Isso é necessário porque, no dia a dia, algumas coisas podem interferir nas relações entre o time. Além disso, alguns erros podem ser cometidos ao longo do processo de venda que precisam ser corrigidos.

O que não pode acontecer é o time guardar para si suas preocupações e dúvidas. Com isso, em uma somatória de erros e intercorrências, a situação pode se agravar.

É nesse momento que surgem as disputas entre vendedores, discórdias e erros graves. Ou seja, utilizando essa primeira dica e aplicando o feedback na sua equipe de forma contínua e individual, você verá uma melhora no seu time. O feedback ajudará a proteger seu time, seus vendedores e desenvolverá uma melhor prática para eles.

Um gestor deve saber escutar seus vendedores. Ou seja, motivar e cobrar metas sem ouvir seu time não faz parte de uma gestão comunicativa. É preciso saber se comunicar e entender as preocupações e necessidades do seu time.

Por isso tenha como meta ajudar seus vendedores, não apenas cobrar metas e resultados. Sendo assim, mostre para eles como fazer e não apenas o que fazer. Dê sugestão de melhorias e inovações, tenha reuniões onde promova o diálogo, a motivação.

Lembrando também que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os negativos. Mostre a todos as conquistas de cada um, recompense os resultados e exalte o bom trabalho.

Aprenda a implementar a cultura de feedback na sua empresa, clique aqui e confira mais dicas.

2- Treine seu time

Investir em treinamentos, mesmo quando não está parecendo necessário e tudo está indo bem, é importantíssimo para manter o bom resultado e melhorar a comunicação da equipe de vendas.

Uma ótima dica é utilizar de jogos em equipe para ensinar e motivar sua equipe de vendas. Isso criará uma competitividade saudável entre o time e estimular a colaboração de todos.

É importante ser autêntico e criar novas alternativas de ensino, o que deverá ser constante. Um vendedor que não conhece seu produto não conseguirá vende-lo. Por isso é preciso treinar seu time nos requisitos técnicos também.

Além disso, com o impacto da pandemia, os negócios que não investirem nos “vendedores do futuro“, não poderão manter as portas abertas. Portanto, crie treinamentos que seu time goste de participar. Ou seja, envolva-os com conversas, exercícios, vídeos, entre outros. O interessante é que esses treinamentos nem sempre precisam ser presenciais. É possível buscar alternativas eficientes mesmo online.

CTA ebook performance e desempenho

Melhorar a comunicação da equipe de vendas requer conversas e planejamento.  Por isso o ensino deve vir também com o exemplo do dia a dia e não apenas com falas ensaiadas.

Além disso é importante estimular seu time de vendas a buscarem sobre a área, estudar sobre a empresa e seus produtos individualmente. Pessoas bem capacitadas e que estudam durante o dia chegarão aos treinamentos mais preparadas.

Um gestor que capacita bem a sua equipe, mesmo que ela seja pequena, terá mais sucesso do que uma equipe grande sem preparo. Por isso o atendimento e a preocupação com o cliente contam muito.

3- Incentive a comunicação

Incentivar um time de vendas nem sempre é uma tarefa fácil. Nós estamos passando diariamente por problemas que podem nos desmotivar e tirar o foco. Temos a pandemia por exemplo, crises econômicas, problemas pessoais. Por isso é importante o gestor estar atento e sempre pronto a incentivar sua equipe.

Para uma comunicação da equipe de vendas eficiente é preciso persistência. O exemplo deve começar de cima. Ou seja, um gestor que conversa, motiva e incentiva sua equipe tem bons resultados.

Para fazer com que a comunicação da equipe de vendas não seja prejudicada por esses fatores, utilizar estratégias de marketing de incentivo é uma boa opção!

Da mesma forma, invista em ferramentas que ajudem a comunicação da equipe de vendas. Trabalhar com boas tecnologias e aplicativos que unifique os sistemas para que a equipe haja da mesma maneira nos atendimentos, é um exemplo de incentivo a comunicação.

Além disso você pode montar estratégias em sua loja para que a comunicação esteja clara como placas informativas por exemplo.

Dica bônus

A nossa dica bônus é que, em todas as estratégias que passamos ao longo deste artigo, você vise o sentimento de pertencimento ao colaborador. Ou seja, quando ele se sente importante para a sua loja, a tendência é que explorar o seu potencial máximo para atingir as metas de vendas.

Portanto, fazer com o seu colaborador se sinta bem em trabalhar na sua loja é importante para o seu crescimento, afinal, você não quer funcionários desmotivados, certo? Além disso, você pode investir em momentos de descontração, para que a sua equipe seja cada vez mais próxima um dos outros.

Dessa forma, a comunicação da equipe de vendas fluirá mais leve e a sua loja crescerá exponencialmente.

Hora de pôr em prática!

Como vimos, o importante é incentivar essa comunicação e procurar melhorias para que ela ocorra de maneira eficiente. Fazendo um feedback eficiente, treinando seu time e incentivando a comunicação você terá uma melhora significativa na comunicação da equipe de vendas.

Dessa forma, a sua equipe de vendas estará mais comprometida com a sua loja, seja para atingir as metas de vendas, posicionar a identidade no mercado ou outros objetivos. Da mesma maneira, com uma boa comunicação da equipe de vendas, a sua loja poderá se tornar uma “love marca” e ser consumida por pessoas do Brasil e do mundo.

Gostou dessas dicas? Então conheça a Solução Casting, um método para o dia a dia da sua gestão. Você também pode ficar por dentro de todas as novidades do varejo acessando o nosso blog.

Até logo!

Compartilhar este Artigo

5 Comentários

  1. […] a equipe de vendas deve estar sempre atenta, mesmo após vender o produto com sucesso. O time de vendas deve continuar […]

  2. […] no recrutamento e na seleção dos novos funcionários aos cargos indicados. Ou seja, o líder da equipe, que gerenciará esse colaborador, precisa ter um papel mais decisivo no momento da […]

  3. […] sido cada vez mais complicado para as empresas e um bom recrutamento é a chave para montar uma equipe de […]

  4. […] suma, a liberdade começa na comunicação entre líderes e liderados, fazendo parte de todos os processos executados. Logo, quando pensamos […]

  5. […] o ano, a liderança deve manter uma cultura de comunicação constante com sua equipe. E essa comunicação deve considerar conversas cara a cara com os membros […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo