Atendimento drive thru: para quem tem pressa para vender

O atendimento drive thru é uma das grandes tendências do novo varejo. Popularmente conhecido e muito utilizado por redes de restaurantes e fast foods para oferecer mais conforto para os seus clientes na hora de entregar os alimentos. Porém, você sabia que, independente do seu nicho de atuação, esta estratégia pode (e deve) ser usada para aumentar as vendas da sua loja?

Quer saber mais sobre o atendimento drive thru e como utilizar esta técnica para gerar mais vendas e crescer cada mais vez? Nós, da Casting, decidimos revelar aquilo que ninguém te conta sobre o atendimento drive thru e como ele pode fazer seu negócio prosperar. Portanto, leia este artigo completo para entender melhor.

A virada de chave

Para quem trabalha no varejo, acima de tudo, já está acostumado a se reinventar constantemente. Quem poderia imaginar antes de mais nada, que estaríamos passando esse momento de pandemia e o atendimento seria drive thru?

À primeira vista, houve um tempo em que o varejo caminhava para estar com portas abertas 24 horas por dia. No entanto, no momento atual temos que pensar em como vender mais, enquanto estamos fechados para o atendimento ao público. Porém são nesses momentos de dificuldades em que os empreendedores de sucesso conseguem ver ainda mais as oportunidades.

Em outras palavras, esses empreendedores conseguem encontrar soluções criativas para problemas que pareciam ser grandes demais. Por exemplo, houve um tempo onde uma boa parte da população não estava satisfeita com os serviços de táxi e, dessa forma, surgiram os motoristas de aplicativos. Da mesma forma, havia uma grande insatisfação com os serviços dos bancos e, assim, vieram os bancos digitais que, atualmente, estão se consolidando rapidamente no mercado.

Como começou o atendimento drive thru?

Em primeiro lugar, vamos entender como começou o atendimento drive thru. Tudo começou em 1931, os Estados Unidos estavam em um período de grande recessão, depois de ter acontecido o grande prejuízo na bolsa de valores em 1929. Contudo, um jovem gerente de uma lanchonete conhecida de Dalas, estava preocupado com a queda no movimento e buscava formas de reverter essa situação. O seu problema era principalmente as mesas desocupadas e baixo movimento.

Porém em um certo dia, seu patrão, em tom de reclamação, disse a seguinte frase observando alguns clientes: “As pessoas que tem carro são tão preguiçosas que não querem sair do carro para comer”! Ouvindo isso, o jovem gerente chamado Royce percebeu aí uma oportunidade e implantou o primeiro sistema drive thru da história. Logo aquele local começou a ter filas de calhambeques e as vendas foram um sucesso.

Quase cem anos depois, o que era opcional se tornou um serviço fundamental. Não só para restaurantes, pizzarias e lanchonetes, mas para a venda de todos os bens. Você também pode implantar o atendimento drive thru no seu negócio e encontrar aí uma excelente estratégia de vendas.

Como implantar o atendimento drive thru?

Conforme falamos até aqui, o atendimento drive thru é utilizado não apenas por restaurantes ou redes de fast foods. Ao contrário, lojas de todos os nichos aderiram ao atendimento drive thru para proporcionar mais conforto e praticidade para os seus clientes.

Porém, talvez você esteja pensando “como implantar o atendimento drive thru na minha loja?”. Não se preocupe, pois nós vamos contar aqui 5 dicas para te ajudar a implantar, independente do tamanho da sua loja. Confira!

1– Crie um plano de negócio

O plano de negócio é uma ferramenta crucial para implantar o atendimento drive thru na sua loja. É através dele que você irá projetar a criação e as possíveis melhorias de uma loja com atendimento drive thru.

Portanto, crie o seu plano de negócio ou revise o seu plano atual para que a implantação do atendimento drive thru seja um sucesso na sua loja.

2– Treine a sua equipe

Ter uma boa comunicação da equipe de vendas é fundamental para que o atendimento drive thru da sua loja um sucesso. Imagine que o cliente tenha feito uma compra pelo e-commerce da sua loja. Porém, ao chegar no local, descobre que o produto está indisponível no estoque. Não é uma boa experiência, não é verdade?

Portanto, treine o time para que os clientes sejam atendidos rapidamente, assim, a sua loja crescerá muito com vendas acontecendo constantemente.

3– Pense na infraestrutura

A infraestrutura é o ponto chave para que a sua loja possa implantar o atendimento drive thru, afinal, será aqui que os clientes terão um forte contato com a sua loja. Portanto, pense em um espaço de entrada e saída dos veículos e um local para organizar os produtos que serão entregues ao cliente, por exemplo.

4– Escolha bem os produtos

O atendimento drive thru aplica-se em qualquer negócio varejista, seja uma ótica ou uma loja de departamento, é possível simplificar um fluxo grande de vendas. Apesar disso, como se trata de um sistema que precisa de agilidade, busque ter no seu estoque, os produtos mais vendidos.

Dessa forma, você evita que ele fique esperando por muito tempo até que ele possa receber o produto de fato.

5– Invista em marketing

Por fim, após o atendimento drive thru ser implantado na sua loja, divulgue o serviço através de recursos como: marketing digital, redes sociais e muitos outros recursos disponíveis na internet.

Clica e Retira no sistema drive thru

Clica e Retira é um conceito conhecido no varejo fora do Brasil como “BOPIS – Buy On-line Pick-up in Store”, que pode ser traduzido para “compre on-line e retire na loja”. Esse método de vendas tem facilitado os negócios no meio da pandemia e tem sido o canal mais seguro para chegar até o cliente. Além disso, essa estratégia é muito utilizada por empresas omnichannel. Ou seja, que integram a comunicação entre o digital e o físico para proporcionar uma experiência mais ágil e confortável de compra ao cliente.

Desta forma, você pode fidelizar os clientes e fazer com que eles comprem cada vez mais na sua loja. Além disso, essa experiência pode fazer com que eles indiquem o seu negócio para outras pessoas, ou seja, a sua loja irá vender muito mais.

Perceba algumas facilidades que, na implantação do drive thru, o atendimento clica e retira oferece:

1– Custo de frete e de entrega zero

O varejo que entrega, acaba tendo que “vender o frete” juntamente com o produto. Isso acaba encarecendo a operação e pode fazer com que o produto que esteja sendo oferecido acabe perdendo competitividade.

Dessa forma, o atendimento drive thru é uma opção para “cortar” custos de transporte, afinal, em alguns casos, isso se torna uma objeção de compra. Contudo, com esta estratégia, o cliente vem até o estabelecimento, o que torna todo o processo de logística mais fácil.

2– O horário de retirada o cliente que define

Quantas vezes um entregador pode perder viagem por não encontrar o cliente no local indicado? Um número errado pode atrapalhar toda a operação. Afinal, em muitos casos, o cliente muito antigo pode mudar de endereço e não atualizar o cadastro e isso pode causar muitos prejuízos para ambos.

No entanto, quando o cliente clica e retira, ele vai até o drive thru quando for mais conveniente e oportuno, não atrapalhando a sua agenda e nem impedindo que possa sair de casa, porque está esperando uma entrega chegar.

Podemos lembrar também que essas retiradas, são feitas normalmente, no meio de algum deslocamento, que o cliente iria fazer de qualquer forma, sendo assim, não atrapalha a rotina diária dele.

3– Colabora com a necessidade de distanciamento social

Apesar de existir os clientes que não se importam ainda com os cuidados com a higiene e o distanciamento social, a maioria da população já se conscientizou que precisa tomar os cuidados necessários para se proteger e também cuidar de sua família. Por outro lado, as lojas tiveram que se adequar as medidas de segurança o mais rápido possível.

Com o sistema clica e retira, o atendimento drive thru se torna um ambiente seguro para compras, quando se toma os cuidados de higiene importantes.

É importante ressaltar que se torna um serviço à população. Muitos serviços como vacinação e doação de alimentos estão sendo feito da forma drive thru, o que mostra que essa forma de trabalhar e proteger as pessoas, cada dia mais utilizaremos esse serviço, mesmo quando a pandemia passar.

Como comprar e retirar no drive thru

O sistema atendimento drive thru, até então, é basicamente um serviço que o cliente escolhe o produto dentro do carro, faz o pagamento com dinheiro ou cartões, e ainda dentro do carro, o cliente aguarda o seu produto chegar. Afinal, as pessoas estão cada vez mais apressadas e, por isso, desejam ser atendidas de forma rápida e eficiente.

Por outro lado, essa ideia simples tem sido aprimorada com o uso de tecnologias simples. Recentemente, algo inovador, é a possibilidade do cliente não precisar pagar no ato da retirada do produto, e nem muito menos pegar a sua carteira no bolso.

Com o sistema de “tag”, que já são utilizados no fast food e nos postos de combustíveis por exemplo, um automóvel é identificado pelo leitor instalado no estabelecimento, a compra é pré-aprovada e o débito vai direto na conta do cliente. São essas coisas que vemos e que nos perguntamos: É algo tão simples, por que nunca ninguém pensou nisso antes?

O importante, para o cliente decidir a compra, é chegar até ele de uma forma prática e dinâmica.  Existem muitas opções para que o cliente possa conhecer o seu catálogo virtual, como por exemplo: Sites, Aplicativos e até mesmo o uso das redes sociais e o popularmente usado WhatsApp.

Importante…

Não esqueça de deixar o cliente muito bem informado das formas e condições de pagamento. Afinal, em muitas ocasiões, nós acreditamos que a mensagem está clara, porém, o cliente entendeu de uma forma equivocada. Portanto, entenda qual é a melhor forma de se comunicar com o cliente para que todo o processo seja feito de forma tranquila.

Além disso, deixe claro se o cliente pode pagar com cartão de crédito ou débito, transferências bancárias ou pix etc. A intenção se encontra em evitar ao máximo utilização do dinheiro em espécie e procurar as formas digitais de recebimento. Até porque, se os seus clientes forem pessoas mais jovens, dificilmente eles andam com dinheiro em espécie e ter que sacar o valor pode tornar o processo mais cansativo.

Em outras palavras, busque ser assertivo com o cliente na hora de explicar para ele todas as situações, para que a venda possa ser realizada com sucesso.

Fique atento as restrições

Algo a se levar em conta é que com todas as restrições que temos hoje em dia, as lojas de modo geral e os shoppings, estão com os seus estacionamentos ociosos. Nesse caso a sugestão é que você aproveite esse espaço que está disponível, para expandir seus negócios e trazer conforto ao cliente no momento da retirada da mercadoria usando o atendimento drive thru.

Por outro lado, se o seu comércio não tem estacionamento interno, o mais importante nesse caso é sinalizar com cones os espaços na calçada, para que o sistema de atendimento drive thru possa atender aos clientes com mais agilidade. Use a sua criatividade para tornar o seu atendimento drive thru mais atraente ao seu cliente. Além disso, lembre-se que, ao sinalizar com cones os espaços na calçada, certifique-se que você está respeitando as leis de trânsito da sua cidade.

Gostou deste artigo? Aqui na Casting, nós criamos, constantemente, conteúdo relevante para varejistas de todos os nichos de mercado com o intuito de fazer com que eles se destaquem no mercado.

Dentre as marcas que tiveram resultados incríveis com a nossa parceria foram: Alexandre Herchcovitch, OBoticário, Grupo Nomura (Adidas e Arezzo), Gallery Cap e muitas outras. Além disso, nós atendemos lojas no ramo de óticas, moda, movéis, alimentos, lojas de departamentos e muitos mercados de atuação que obtiveram um crescimento excepcional ao utilizar o nosso sistema.

Finalmente, não deixe de conhecer os sistemas de gestão que a Casting oferece. O segredo do sucesso está em fazer os processos internos de sua empresa, da maneira mais simples possível. Afinal, as ideias simples são aquelas que dão mais resultado.

Conheça o modelo de Atendimento High Touch: Saiba o que é e suas vantagens.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.