Descubra qual é o novo perfil de consumo da mulher brasileira

2022-09-14T10:06:19-03:009 setembro, 2022|Não categorizado|

As transformações que acontecem na nossa sociedade têm contribuído para a formação de um novo perfil de consumo da mulher brasileira. Ou seja, elas estão buscando ter mais autonomia e melhorar sua autoestima, assim, a sua maneira de consumir produtos é diferente do que era antes.

Atualmente, o nicho de mulheres consumidoras tem se destacado no mercado varejista, devido ao aumento de renda e a forte presença de empreendedoras neste segmento. Assim, para saber mais sobre o perfil de consumo deste público, a Casting criou este artigo recheado de informações para usar no seu negócio.

Como trabalhar com esse perfil de consumo?

Atualmente, temos um novo tipo de consumidor no mercado, que é mais exigente em suas relações de consumo com as marcas. Afinal, a tecnologia fez com que os clientes pudessem escolher melhor de quem irão comprar. Por isso, você precisa criar uma estratégia inovadora para atrair este tipo de consumidor.

Para tanto, você deve proporcionar uma boa experiência durante a jornada do cliente, isso é algo bastante pessoal. Porém, é possível trazer algo inovador para que o público feminino entenda que vale a pena consumir os seus produtos.

Uma marca de moda feminina pode trabalhar a ideia de que seus produtos resolvem problemas de muitas mulheres como autoestima ou reconhecimento profissional, por exemplo.

Isso porque as relações de consumo da mulher brasileira exigem muita atenção dos profissionais de marketing. O objetivo é que não haja chances de se produzir um conteúdo que as afaste ao invés de as atrair.

Por nos comprometermos com o crescimento da sua loja, nós da Casting, separamos quatro das principais características do perfil de consumo da mulher, confira!

1- Um novo olhar para a família

Atualmente, o novo padrão de consumo da mulher (link de apontamento de início de processo), em especial, a mulher de classe baixa não está mais tão focada na família. Ao contrário, ela está mais disposta a investir em si mesma, em sua autoestima em primeiro lugar. Dessa forma, para atrair este público, você deve investir em promoções que gerem essa sensação de autocuidado.

Por outro lado, a mulher de classe mais alta está mais focado na sua carreira profissional, devido ao crescimento do empreendedorismo feminino. Portanto, se você quer alcançar este público, use as suas redes sociais para criar conteúdo que vá de encontro a essa necessidade.

2- A influência das redes sociais

As redes sociais foram responsáveis por alterar o hábito de consumo de mais de 50% das mulheres no Brasil. Esse é um novo padrão de consumo desse público, segundo a pesquisa Perfil de Consumo da Mulher Brasileira, realizada pelo SPC Brasil.

Após a pandemia, as compras através do e-commerce foram alavancadas e elas passaram a consumir produtos que considerem confiáveis e que lhes agreguem valor. Contudo, mesmo com a internet, o consumo de quase 70% mulheres brasileiras é influenciado fortemente pela televisão. Em seguida, elas consideram os anúncios através de ferramentas como Facebook, que representa mais de 50% das mulheres e o WhatsApp, representando 48% desse público.

Esses dados mostram uma grande oportunidade para você que ainda não possui budget (orçamento) para anunciar na TV. Afinal, você pode utilizar as ferramentas que o digital te proporciona para fechar cada vez mais vendas com um custo muito baixo.

CTA Manual de sobrevivência no varejo

3- Elas querem se ver nas propagandas

Durante muito tempo, em muitas áreas da nossa sociedade, a identidade da mulher foi moldada para algo, muitas vezes, inalcançável. Seja o padrão de beleza, o corpo, as funções, tudo isso deformou quem a mulher brasileira realmente é.

Dessa forma, elas buscam serem representadas nos veículos de comunicação de uma loja para terem certeza de que aquele produto resolverá o problema dela. Por exemplo, uma marca de produtos para higiene pessoal foi responsável por protagonizar uma campanha sobre a beleza real da mulher. Assim, ela pôde representar essas mulheres, gerando uma forte conexão e convertendo isso em vendas.

Em outras palavras, o novo perfil de consumo das mulheres está relacionado ao quanto a marca retrata a sua realidade, desconstruindo padrões relacionados ao corpo. Ao contrário do que muitas campanhas têm retratado do público feminino, elas desejam ser retratadas como mulheres independentes, resilientes e dinâmicas.

Portanto, independente do seu nicho de atuação, para que este público consuma, busque conhecer os seus desejos e retratá-los com criatividade nas campanhas.

4- São elas quem tomam as decisões de compra

As mulheres são responsáveis por mais de 90% das decisões de compras em todo o Brasil, conforme demonstra a pesquisa da Nielsen. Desse número, cerca de 60% delas não acreditam na melhora da economia brasileira, então, o preço dos produtos influenciam à sua maneira de consumo.

Abaixo, nós separamos alguns dos principais fatores que as mulheres consideram ao consumir algum produto:

  • 74,2% analisam o produto para saber se há um bom custo-benefício;
  • 63,7% procuram por produtos que possuam um baixo preço, afinal, muitas são afetadas pela crise econômica no Brasil e exterior;
  • 32,6% buscam analisar se existe frequência nas boas promoções realizadas pelas lojas.

Além disso, alguns quesitos também são importantes na hora delas fecharem a compra, por exemplo, entregas a domicílio, experiência no atendimento e formas de pagamento.

Portanto, utilize essas informações atraindo essas mulheres para o seu negócio e se tornando parte do consumo delas. Assim, você poderá fidelizar essas clientes, crescer e se tornar uma referência no mercado.

É importante sempre se atualizar!

Com tantas transformações que a nossa sociedade vem passando, nós vemos a necessidade dos lojistas se atualizarem para se enquadrar neste novo padrão de consumo. Dessa forma, queremos te ajudar a crescer neste mercado e encantar este público que está tão ansioso para ter seus desejos saciados, tornando-se muito rentável.

Portanto, agora que você aprendeu sobre o perfil de consumo da mulher brasileira, comece a aplicar esses conceitos hoje mesmo!

Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois o nosso time está sempre criando conteúdo relevante para te ajudar a se destacar no varejo.

Te desejamos muito sucesso nessa jornada e conte conosco para o que precisar.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo