O que é um software de gestão de performance de vendas?

2022-11-11T12:00:53-03:0011 novembro, 2022|Tecnologia no Varejo|

Com a digitalização do varejo e a tecnologia cada vez mais presente, ter um software de gestão de performance de vendas se tornou fundamental! Por que ele é tão importante para o meu negócio? Quais são as mudanças que ele trará?

A resposta para essa e outras perguntas você confere aqui na Casting, nós preparamos este artigo para te ajudar a compreender melhor esse tema. Se você quer saber o que é e porque você deve aderir a esta tecnologia ainda em 2022, continue a leitura desse post!

O que é esse software?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é um software de gestão de performance de vendas. Basicamente, ele foi criado para ajudar o time de vendas, fornecendo ferramentas mais eficientes para gerir clientes, bem como, aprimorar a negociação e as vendas. Além disso, ele contribui com o aumento da qualidade do contato entre vendedores e clientes, aumentando a porcentagem de compras realizadas.

Este tipo de sistema é fundamental, pois permite ao empreendedor criar uma conexão mais forte com seus clientes, tornando-os mais fiéis a marca.

Além disso, esses softwares possuem outros nomes no mercado, como, por exemplo, “CRM de gestão de vendas” ou “Software de Gestão”. Eles possuem outras funcionalidades além das que citamos acima.

Por exemplo, com ele, os seus funcionários são capazes de criar relatórios sobre as vendas e analisar os detalhes e segmento de atuação. Ele permite que você possa analisar os resultados por dia ou por semana para cada vendedor de um produto ou serviço.

Ainda existem outras características-chave sobre esse tipo de sistema que serão abordadas ao longo deste artigo.

Principais funções de um software de vendas

Conforme explicamos anteriormente, os softwares de gestão de vendas oferecidos pelo mercado atualmente, possuem inúmeras funções e ferramentas que estão integrados a ele.

Conheça agora quais são as principais funções que você pode encontrar em um bom CRM:

1- Gestão dos leads

Antes de mais nada, você não conseguirá gerir as vendas da sua loja, não registrar os contatos de cada cliente. Seja através de ligação, e-mail ou qualquer outro meio de contato, é necessário coletar e registar as informações com organização. Assim, todos da equipe poderão ter acesso às informações e diminuirá muito o risco de haver desvio na comunicação.

Dessa forma, tanto os times de vendas e marketing tem acesso as informações que poderão ser utilizadas durante a negociação.

2- Um bom registro das vendas

É necessário registrar todas as vendas no software e ser acessível aos usuários. Com isso, facilitando a identificação e a possibilidade de filtrar as contas com base em diferentes critérios, como, por exemplo, o volume de receita gerada.

Dessa forma, você conseguirá criar estratégias específicas que instruirão o seu time de vendas a qualquer momento e em qualquer etapa da jornada do cliente. Assim, você poderá priorizar os leads de maneira eficaz, bem como, fechar mais propostas e reter a base de clientes existente.

3- Planejamento de vendas futuras

Essa funcionalidade analisa as oportunidades de venda e cria uma estimativa de fechamento para elas. Essas previsões auxiliam o lojista na tomada de decisão e conseguem prever o desempenho das vendas em curto e longo prazo.

Lembre-se que, no varejo, a previsão dará uma ilustração de como você gerenciará sua força de trabalho, seu fluxo de caixa e outros recursos disponíveis.

4- Possui módulos de proposta e criação de orçamento

Essa função foi pensada para facilitar o trabalho do vendedor, desburocratizando-o e tornando menos tedioso. Ou seja, ao invés de você redigir as suas propostas manualmente, o próprio software usará os dados inseridos pelos clientes. Assim, ele gerará propostas automaticamente e o melhor, adaptadas às necessidades de cada prospect.

5- Possui um sistema de telefonia embutido

Alguns sistemas de gestão de performance de vendas possuem uma ferramenta que realiza as ligações para os clientes. Dessa forma, você conseguirá obter métricas mais detalhadas sobre prospecção e produtividade de cada vendedor.

6- Clareza nas métricas de vendas

Qualquer software de gestão de performance de vendas considerado bom no mercado tem capacidade de transformar dados confusos em gráficos com informações claras.  Ou seja, ele analisa as informações coletadas e destaca as que são mais relevantes para a gestão da sua loja. Assim, você tem uma visão mais precisa e real sobre o estado de cada lead em cada uma das etapas do funil.

Logo, essa função aumentará a produtividade da sua equipe de vendas. Afinal, o tempo que, antes, gastava-se extraindo dados e criando relatórios, diminuirá drasticamente, te possibilitando a focar no que realmente importa, as vendas.

7- É possível utilizar em aparelhos mobile

Outra característica marcante dos produtos embutidos em bons softwares de gestão de vendas atualmente é que eles podem ser utilizados em dispositivos mobile. Nós sabemos que os celulares são parte essencial da nossa rotina, seja pessoal ou profissional.

Por exemplo, nossos clientes que utilizam essa tecnologia em nosso app Casting, tiveram um aumento nas vendas de 42%.

Assim, a opção de usar o sistema de gestão de vendas nele é fundamental para equipes de vendas externas, devido a sua mobilidade.

Vantagens e Benefícios de um software de vendas

Já esclarecemos quais são as principais funções de um software de vendas. Contudo, a pergunta que todo empreendedor faz quando se depara com um investimento: “quais benefícios eu terei com isso?”

Pensando nessa questão, nós, da Casting, separamos 4 benefícios que você obterá ao investir em um software de gestão de performance de vendas, confira!

1- Maior economia de tempo e mais produtividade

O sistema de vendas tem o intuito de automatizar os processos que, anteriormente, eram realizados de forma manual. Dessa forma, líderes e liderados podem ser mais produtivos, concentrando-se nas atividades com maior potencial de retorno para a sua loja.

2- Mais eficiência nas vendas

Um dos principais benefícios (e o mais desejado por todos os lojistas) desse sistema é a capacidade de crescimento na taxa de conversão dos leads. Trazendo um aumento no volume de vendas da sua loja.

Em outras palavras, você pode manter os mesmos vendedores e aperfeiçoar as etapas do processo de vendas, para assim “rampear” mais e em menos tempo.

3- Clientes mais satisfeitos

Utilizando um software de vendas, a retenção dos clientes do seu negócio poderá crescer.

Já pensou em como é ter a visão do histórico do cliente de forma mais simples? Poder prevenir problemas futuros e ainda lidar com reclamações com mais eficiência? Com o sistema de gestão de performance de vendas, você poderá criar uma experiência otimizada e um atendimento personalizado e proativo aos seus clientes.

Se você deseja adotar uma estratégia Customer Success, procure um sistema que ofereça essas funções.

4- Desenvolvimento da comunicação e cultura comercial

Ao implantar um software de vendas, um dos principais benefícios perceptíveis é o desenvolvimento pessoal do time comercial.

Com informações claras no sistema, a comunicação entre os funcionários melhorará e a liderança possuirá ferramentas para orientar cada um dos seus liderados.

Além disso, você poderá implantar uma cultura data-driven, ou seja, onde cada decisão é tomada baseada em dados e estatísticas.

Agora que você aprendeu o que é o software de gestão de performance de vendas, coloque em prática o que te ensinamos aqui neste artigo!

Conheça agora mesmo o App Casting e peça uma demonstração. Nele você encontrará todos os benefícios citados acima. Fale com um especialista.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo