Como criar uma campanha de vendas de sucesso!

2022-12-02T12:09:48-03:002 dezembro, 2022|Capacitação no Varejo, Produtividade de Vendas|

Quer saber como criar uma campanha de vendas de sucesso? Elas são muito importantes para atrair a atenção do seu público para o seu negócio, melhorando os resultados obtidos. Elas se tornam ainda mais necessárias em época de vendas sazonais, quando os empreendedores realizam ações pontuais para impulsionar as suas vendas.

Por isso, a Casting criou este artigo com o intuito te ajudar a criar uma campanha de vendas de sucesso. Então, se você ficou interessado, continue a leitura deste post!

Qual é o objetivo da campanha de vendas?

Uma campanha de vendas tem um objetivo muito claro: aumentar o volume de vendas e, por consequência, o seu fluxo de caixa. Em outras palavras, é uma estratégia para elevar o faturamento da sua loja mesmo em períodos de baixa temporada. Ou seja, quando as vendas costumam cair, por exemplo, uma marca de moda praia durante o inverno.

Dessa forma, você garante um volume de vendas maior no ano corrente e ainda torna o seu negócio mais consolidado no mercado. Quando bem executadas, as campanhas têm um grande potencial de conversão, gerando uma grande movimentação nas finanças da sua loja.

Quais são os tipos existentes de campanha?

Se você quer atingir os objetivos estabelecidos, você deve buscar diferentes estratégias para alcançá-los. Existem inúmeras formas de criar uma campanha de vendas e cada uma delas deve ser usada com objetivos e em momentos específicos do ano.

Primeiramente, você deve conhecer cada uma dessas formas, saber como elas funcionam e quais resultados elas podem te gerar. Para simplificar o seu trabalho, nós separamos os principais tipos de campanha de vendas que existem no mercado. Confira!

  • Prêmios para os clientes;
  • Promoções;
  • Liquidações;
  • Sorteios;
  • Premiação para profissionais de venda.

Como criar uma campanha de vendas de sucesso?

Toda campanha comercial que obteve sucesso precisou ser adaptada ao segmento de negócio, mesmo em e-commerces. Por isso, leia com atenção a essas dicas e adapte elas a sua realidade e a realidade do seu mercado, ok?

1- Defina o objetivo

Antes de mais nada, você precisa identificar quais são oportunidades do mercado ou necessidades dos seus clientes. Isso será a sua base para criar campanhas eficientes e saber medir os resultados. Por exemplo, como uma loja de aquecedores pode aumentar o seu volume de vendas no verão? Quais produtos oferecer para suprir a demanda dos clientes neste período de sazonalidade?

É preciso que você crie as suas campanhas de vendas no momento certo, assim, você poderá atingir bons resultados, apesar das circunstâncias.

Dessa forma, você deve se atentar aos resultados comerciais do negócio, afinal, um volume de vendas abaixo do esperado é um alerta. Nesta situação, você pode criar de uma ação especial para melhorar os resultados dos seus vendedores e da sua loja como um todo. Da mesma forma, é possível criar ações para eliminar os produtos que estão parados no seu estoque.

Em outras palavras, quando você identifica as necessidades ou oportunidades que o mercado demonstra aos empreendedores, definir o objetivo da campanha se torna algo simples.

2- Estabeleça metas claras

Após definir o objetivo da campanha, você deve estabelecer metas vendas claras. Afinal, de que adianta estabelecer uma meta se você terá dificuldade de medi-la?

Dessa forma, sugerimos que você utilize o método S.M.A.R.T para estabelecer metas da sua campanha de vendas. Este método é comumente utilizado por empreendedores e pautado na criação de metas:

Specific ou Específica – Se deve ao objetivo que a loja quer alcançar, por exemplo, aumentar as vendas em 40% é uma meta específica.

Measurabel ou Mensuráveis – Significa analisar os resultados da sua estratégia para saber se os resultados estão indo conforme o esperado ou não.

Attainable ou alcançáveis – Neste tópico, você consegue entender se a meta estabelecida pode ser alcançada pelo seu time de vendas.

Relevant ou relevantes – Aqui, analisamos se o atributo que vincula a campanha de vendas aos propósitos maiores do negócio. Por exemplo, se um e-commerce deseja transmitir o senso de exclusividade para seus produtos, ofertar em massa e por um preço muito baixo irá desvalorizá-lo.

Timely ou com prazo determinado – Toda meta precisa ter data para ser finalizada. “Desejo aumentar as vendas da minha loja em 40% nos próximos 6 meses”, esta é uma meta com prazo determina. Sempre coloque prazo para o cumprimento das metas, somente assim você conseguir medir a evolução da sua loja.

CTA ebook treinamento e capacitação

3- Garanta qualificação para a equipe

Além de buscar aprimorar o seu time de vendas constantemente, crie conteúdos e materiais de desenvolvimento específicos para as campanhas de vendas. Dessa forma, os seus representantes comerciais poderão negociar com mais segurança e explicar as vantagens do produto para fechar o negócio.

4- Pense em oferecer condições especiais

Analise o cenário do seu negócio e do mercado como um todo para saber quando você deve criar ofertas especiais aos clientes. Por exemplo, existem momentos onde oferecer um desconto aos seus clientes pode ser benéfico a sua loja. Principalmente em épocas de grande demanda comercial como o Black Friday e as festas de fim de ano.

Contudo, busque ponderar sobre quais serão as condições oferecidas aos clientes. Assim, você evita que a sua marca seja prejudicada, seja financeiramente ou por questões de imagem.

5- Invista na sua divulgação

Integrar o time de vendas com as outras áreas do seu negócio é crucial para o sucesso da sua campanha. Alinhe as ações de vendas com o seu time de marketing.

Além disso, utilize as redes sociais da sua loja para engajar as pessoas e manda-las para o WhatsApp para fechar a venda.

6- Faça collabs

Muitas marcas realizam collabs, ou seja, fazem parceria com outras para criar produtos exclusivos. Por exemplo, você já imaginou uma coleção de roupas inspiradas em bombons? Pois é, essa ideia surgiu da collab de uma grande rede de varejo com uma marca de chocolate.

Dessa forma, busque por empresas e pessoas como, influenciadores e artistas (desde que compartilhem os mesmos valores da sua loja) para criar produtos criativos.

7- Veja os resultados e aprenda com os seus erros

Após finalizar o período de campanha, analise os resultados que foram obtidos. Veja se as ações realizadas atingiram o resultado esperado e quais não performaram tão bem para serem reajustadas.

Assim, o seu negócio poderá criar estratégias comerciais muito melhores e atingir o principal objetivo da sua campanha: aumentar as vendas!

Conclusão

Agora que você sabe como criar uma campanha de vendas de sucesso, ponha em prática esses passos agora mesmo!

Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do varejo.

A Casting nasceu com o objetivo de transformar este mercado através da capacitação dos empreendedores para que elas crescem e sejam referência em seu nicho.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo