O segredo para prever o número de vendas em períodos sazonais

Há algum tempo, nós publicamos um artigo que fala sobre como lidar com as vendas sazonais e manter o lucro. Porém, a nossa equipe viu a necessidade de abordar este assunto novamente sob uma nova ótica. Então, nós pensamos: “por que não falar sobre como prever o número de vendas?”. Dessa forma, você poderá se organizar e atravessar os períodos de vendas sazonais com menos preocupações.

Portanto, se você sente que precisa aprender a prever o número de vendas para atravessar, com tranquilidade, os períodos de vendas sazonais, está no lugar certo!

A Casting preparou este artigo para te ajudar nessa situação e ainda, fazer a sua loja lucrar, apesar dessa dificuldade, portanto, leia o artigo e saiba mais.

A importância de prever o número de vendas em períodos sazonais

Todas as ações da sua loja devem levar o cliente para o próximo nível da jornada da compra, por isso, você deve estar atento a sua taxa de conversão. É ela que irá guiar o seu time de marketing, bem como, a sua equipe de vendas.

Nesse sentido, em épocas de vendas sazonais, traçar estratégias para compreender a taxa de conversões da sua loja é crucial para que ela possa crescer. Dessa forma, priorize entender qual a sua taxa de conversão, assim, você conseguirá fazer sua loja lucrar, mesmo em época de vendas sazonais.

Além disso, para fazer uma previsão de vendas em períodos sazonais, você precisa analisar dois pontos muito importantes:

  • Mix de produtos: o mix de produtos se refere a linha de produtos do seu segmento. Por exemplo, uma sorveteria tem um grande aumento nas vendas durante o verão, contudo, no inverno, ela pode vender bebidas quentes para não ter prejuízos.
  • Canal de distribuição: o canal de distribuição se refere a maneira como será feita a divulgação dos produtos até o cliente final. Nesse sentido, você pode fazer campanhas nas redes sociais, por exemplo.

 

 Como se preparar para vender muito nas épocas sazonais?

Conforme você viu até aqui, para fazer uma boa previsão de vendas em períodos de vendas sazonais, você deve analisar alguns fatores. Porém, além dos 3 fatores citados acima, existem outros pontos que você precisa avaliar para aproveitar as oportunidades de vendas que as épocas sazonais proporcionam.

1- Histórico de vendas

Entender o histórico de vendas é importante para entender o quanto a sua loja já vendeu e quais são as metas de vendas a serem conquistadas. Afinal, como já dizia o Gato Risonho em Alice no País das Maravilhas: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Esta frase é totalmente válida para os empreendedores que desejam crescer. Sendo assim, conheça o seu histórico de vendas, assim, você saberá hora de investir (ou não) no seu negócio.

2- Conheça muito bem o seu mercado

Pense na seguinte situação, se uma pessoa de um país bem longe viaja até o Brasil para aprender a jogar futebol, qual a primeira coisa que ele deve aprender? As regras do jogo!

Da mesma forma, se você deseja fazer uma boa previsão de vendas para não deixar de lucrar em períodos sazonais, você precisa conhecer o seu mercado. Ou seja, conheça os pontos fortes e fracos do seu mercado para criar estratégias capaz de fazer a sua loja lucrar, mesmo nos períodos de vendas sazonais.

Por exemplo, constantemente, as lojas de roupas se adaptam às épocas, não apenas quando falamos das tendências, mas em questões climáticas. Em outras palavras, nos períodos mais quentes, são expostas as peças mais leves como camisetas, regatas, bermudas, shorts e afins. Por outro lado, nos dias mais frios, é comum vermos peças como blusas de moletom, jaquetas, gorros e outros.

Dessa forma, esteja sempre atento às mudanças do seu nicho de mercado, seja no Brasil ou no exterior, assim, as previsões de vendas em épocas sazonais serão mais certeiras.

CTA ebook gestão de pessoas no varejo

3- Conheça todas as épocas de vendas sazonais

Antes de mais nada, vamos entender exatamente o que isso significa. Voltando ao caso da sorveteria que citamos anteriormente, é um negócio onde a épocas de vendas sazonais dependem do clima. Então, em dias quentes, ela possui muitas vendas, porém, em dias frios, as vendas caem bastante.

Da mesma forma, outros negócios como óticas, cosméticas, móveis, lojas de departamento e muitos outros, costumam vender muito mais em épocas especiais como a Black Friday. Ou seja, se o seu negócio vende muito mais no final de ano, como aproveitar esta época para crescer ainda mais, o número de vendas?

Por outro lado, em períodos de vendas sazonais mais baixas, busque reservar, em média, 30% do lucro de outros meses para atravessar este momento sem ficar no prejuízo.

4- Produza de acordo com os seus recursos hoje!

Para fazer uma boa projeção das vendas baseadas nos seus recursos, você precisa levar em consideração a capacidade de produção da sua loja atualmente. Ou seja, se a sua loja ainda é pequena, não queira produzir além dos seus limites, isso trará muito mais prejuízos do que lucro para a sua loja. Não apenas se tratando de finanças, mas sim de funcionários sobrecarregados e desmotivados por não conseguir alcançar os resultados, além disso, a sua imagem perante o seu público poderá ser prejudicada.

Então, o que fazer para produzir na quantidade correta? Em primeiro lugar, siga a orientação de número 2, conheça o seu mercado. Após isso, busque entender como o seu cliente se comporta dentro deste segmento e o que você pode fazer para torna-lo um cliente fiel.

Seguindo estes passos, você conseguirá fazer uma boa previsão e conseguir fechar muitos negócios, mesmo em épocas de vendas sazonais. Portanto, se até hoje, você não sabia como projetar as suas vendas e aproveitar as épocas de vendas sazonais, é hora de mudar esse quadro!

Gostou deste artigo? Então nós te convidamos a acessar o nosso blog para ficar por dentro deste e outros assuntos que envolvem o universo varejista. O time da Casting está sempre criando conteúdo relevante para que você se torne um empreendedor de sucesso!

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo