Aprenda a calcular os indicadores de desempenho

2022-11-16T09:56:45-03:004 novembro, 2022|Não categorizado|

Os indicadores de desempenho são essenciais para que o seu negócio se mantenha saudável e cresça de maneira consistente. Aqui na Casting, nós publicamos um artigo há um tempo atrás que fala sobre os principais indicadores no ramo varejista, para ler, clique nesse link.

Contudo, hoje nós vamos te falar sobre como calcular esses indicadores de desempenho, assim, você poderá aprimorar os processos de gestão da sua loja. Portanto, se você gostou desse tema, continue a leitura deste artigo que preparamos para ajudar a sua loja a crescer e vender muito mais!

Como os indicadores de desempenho funcionam?

Em primeiro lugar, nós vamos te explicar como os indicadores de desempenho funcionam na prática, assim, você poderá aplica-los no seu empreendimento com mais segurança. Vamos lá?

Basicamente, eles funcionam como métricas responsáveis por quantificar a performance de diversos setores e processos de um empreendimento. Além disso, é possível avaliá-los conforme os objetivos da sua loja.

Em outras palavras, trata-se dos números que foram alcançados pelos funcionários referente à produção e operação. Contudo, eles não abrangem todos os números, somente aqueles que são coerentes com as metas da organização. Temos, por exemplo, os KPIs referente às vendas, à lucratividade, à inadimplência, ao nível de satisfação dos clientes e muitos outros.

Qual é a importância de saber como calcular indicadores de desempenho?

Olhando os exemplos acima, é possível ver as vantagens de se calcular indicadores de desempenho. Afinal, dependendo do KPI que será avaliado e do segmento de atuação da sua loja, você poderá obter os seguintes benefícios, como:

– Maior produtividade dos seus liderados, bem como, dos processos realizados e das operações.

– Aumento na qualidade dos produtos oferecidos e serviços realizados (como as entregas realizadas, por exemplo), evitando assim, eventuais erros, avarias ou devoluções.

– Aumento da capacidade operacional da sua loja.

– Evolução do seu planejamento estratégico, afinal, são os indicadores de performance que podem analisar o cenário atual da loja, bem como, o passado e futuro. Além disso, você também pode ter a visão das reais necessidades do seu ramo de atividade. E então, aprimorar as estratégias e alinhar os processos com os objetivos estipulados para alcançar os seus resultados.

Como calcular indicadores de desempenho?

Você já pensou em como seria conseguir todos esses benefícios mencionados anteriormente no seu negócio. Seria muito bom, não é?

Não se preocupe, a Casting separou algumas dicas para que você possa calcular os indicadores de desempenho com eficiência. Lembrando que, caso a sua organização tenha várias unidades, o impacto positivo pode ser ainda maior!

Portanto, confira as 5 dicas que trouxemos para você aplicar, a partir de hoje, na sua loja!

1- Mapeie os seus processos

Antes de ensinarmos a como calcular indicadores de desempenho, você precisa conhecer todos os processos e operações de cada setor que será analisado. Dessa forma, você poderá relacionar os procedimentos atuais com os objetivos desejados. Lembre-se que, nesse processo, há a necessidade de levantar os números consideráveis para o processo.

2- Defina quais serão os principais indicadores

Conforme dissemos anteriormente, existem infinitas possibilidades de métricas que você pode analisar. A escolha dos principais indicadores dependerá do objetivo da sua loja, bem como, seu nicho de atuação e o planejamento de cada área. Por exemplo, o time de RH percebeu que a taxa de turn over tem crescido nos últimos 4 meses. Dessa forma, eles devem criar uma estratégia para reverter esse cenário.

Por outro lado, a equipe jurídica tem como prioridade, metrificar o tempo de análise de um contrato. Lembre-se que os principais indicadores de performance devem ter a vertente comercial e financeira como prioridade, afinal, são eles que farão o empreendimento crescer.

3- Padronize os seus processos

Agora, para mensurar os KPIs visando a obtenção de resultados fáceis de serem observados, você deve padronizar os seus processos. Ou seja, quando os colaboradores realizam suas atividades da forma que acham melhor, não será possível identificar o real estado da sua loja.

4- Alinhe os seus objetivos com os colaboradores

Padronizar os processos são muito importantes para o crescimento da sua loja, contudo, você também deve saber como  comunicar isso aos seus colaboradores. Ou seja, alinhe cada processo junto aos seus funcionários para tornar mais fácil o cálculo dos indicadores de desempenho. Dessa forma, você consegue garantir que todos entendam a finalidade da mensuração e ajudem na realização de processos corretamente. Tornando assim, o monitoramento e a análise da performance deles muito mais simples.

5- Invista na automação de fluxos internos

O mundo corporativo tem se tornado cada vez mais tecnológico e a boa notícia é que você pode usufruir disso na construção da sua marca. Ou seja, você obterá resultados mais claros e em tempo real, bem como, isso fará com que erros e retrabalhos sejam evitados. Além disso, te ajudará a identificar os gargalos da operação e economizar o tempo gasto na realização das atividades.

Erros na hora de escolher as métricas a serem analisadas

Lembre-se que, por existir uma infinidade de indicadores que você pode escolher, nem todos serão eficientes para o crescimento da sua loja. Muitos empreendedores pecam nesse passo, pois costumam cometer erros nesta etapa.

Nós, da Casting, temos o objetivo de fazer com que o seu negócio cresça e se torne uma referência no seu segmento. Então, nós separamos alguns dos principais erros cometidos pelos empreendedores na hora de definir os principais indicadores de desempenho. Então, você saberá o que não fazer para contribuir no crescimento da sua loja, que são:

  • Não inovar na escolha dos indicadores;
  • Medir as métricas de vaidade;
  • Deixar de compartilhar os indicadores aos colaboradores;
  • Não conseguir explicar o indicador escolhido aos times;
  • Definir indicadores que geram transformações no comportamento das equipes;
  • Escolher as métricas que só podem medir o esforço dos colaboradores;
  • Adotar indicadores que não conseguem ou que são muito difíceis de comparar com outros e;
  • Definir indicadores que não possuem nenhuma relevância para o seu empreendimento.

Conclusão

Agora que você aprendeu sobre como calcular os indicadores de desempenho, ponha em prática os ensinamentos desse artigo!

A Casting nasceu com o objetivo de transformar a vida e o ramo de atividade dos empreendedores que atuam no varejo, tanto no Brasil como no exterior. Nós contribuímos com o crescimento de grandes marcas do mercado atualmente como, por exemplo, Óticas Carol, Tommy Hilfinger, Schutz e muitas outras.

Portanto, se você deseja alcançar o crescimento dentro do seu segmento de atuação, nós queremos te ajudar! Entre em contato agora mesmo com a gente pelo telefone: +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo