Qual a melhor hora para dar uma promoção ao seu funcionário?

Quando um negócio cresce, é natural que surjam novas oportunidades e, assim, algum dos seus funcionários recebam uma promoção pelo seu bom trabalho. Porém, como saber a hora de promover um funcionário? Será que ele está preparado para exercer essa função? O que deve ser levado em consideração na hora de promover alguém do seu time?

Se você se identificou com algumas dessas perguntas, você está no lugar certo! Isso porque nós compreendemos a dificuldade que alguns gestores e empreendedores tem em escolher um novo funcionário para promovê-lo. Por esse motivo, a Casting criou este artigo para te ajudar a tomar a melhor decisão na promoção dos seus funcionários.

Quais as consequências de ter um líder sem preparo?

Ninguém gostaria de ser liderado por uma pessoa que não tem aptidão para exercer aquela função, certo? Mas como é possível saber o que deve ser considerado na hora de promover alguém?

Talvez você tenha pensado em dar uma promoção ao seu melhor vendedor, afinal, se ele é bom em vender, também será um bom líder, correto? Nem sempre!

Muitos cometem o erro de promover o seu melhor funcionário e, entendemos que existe uma lógica por trás disso. Contudo, alguém que executa bem uma tarefa, não necessariamente saberá realizar a outra.

Nesse sentido, nós queremos te apresentar quais as consequências de se fazer a escolha errada na hora da promoção, que são:

  • Não realizar o planejamento estratégico de vendas.
  • Não cuidar da própria saúde, tanto física como mental.
  • Deixar de buscar conhecimento sobre o mercado em que está inserido.
  • Falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
  • Não conseguir acompanhar o desempenho da equipe.

Segundo uma pesquisa realizada pela revista VendaMais em 2015, esses erros ocorrem porque os líderes recém-promovidos não estavam preparados para realizar tais atividades. Assim, eles trabalham “no limite”, ou seja, não sabem lidar com a cobrança que o cargo exige ou a pressão da nova função. Isso pode levar aqueles que eram considerados seus melhores funcionários a ficarem desmotivados e até mesmo, abandonar a sua loja.

O que considerar na hora da promoção?

Conforme mostrado no tópico anterior, promover alguém que não está preparado para liderar pode trazer muitos prejuízos para a sua loja. Portanto, nós separamos aqui 5 fatores que você deve considerar quando promover algum dos seus funcionários, confira!

1- Saiba quais são as competências do cargo

Quando você entende que, cada cargo possui competências específicas, fica muito mais fácil não cometer o erro de promover uma pessoa incorretamente. Em outras palavras, você deve analisar quais são as competências que o futuro gestor precisa ter para exercer a função com maestria.

Elenque quais são as hard skills (competências técnicas) e soft skills (competências comportamentais) são fundamentais para que alguém possa realizar as funções com excelência.

2- Crie oportunidades para capacitar os funcionários

Constantemente, encontramos profissionais que realizam a sua função com a mais alta qualidade, porém, não sabem como ensinar outras pessoas a fazer o mesmo. Dessa forma, você deve criar treinamentos para capacitar os futuros líderes, ou seja, busque melhorar os pontos mais fracos e explorar os seus pontos fortes.

Os treinamentos são uma excelente estratégia de marketing de incentivo para que os seus colaboradores estejam mais engajados e felizes em trabalhar na sua loja.

3- Analise as competências dos seus candidatos

Quando pensamos um negócio, nós buscamos definir a nossa persona, ou seja, o perfil de cliente ideal para comprar os produtos que vendemos. Da mesma forma, quando você tem uma vaga para liderança, defina uma persona e busque os candidatos que preencham os requisitos daquela função. Por exemplo, para uma vaga de gestor, naturalmente, o candidato selecionado deve ter atitude de um líder, mesmo antes de receber o cargo. Ou seja, aquela pessoa que tem o conhecimento de mercado e direciona os seus colegas no intuito de ajuda-los é um bom candidato.

Outras qualidades de um gerente comercial nos tempos atuais são a empatia e a liderança humanizada. Em outras palavras, colocar um funcionário contra a parede e cobrá-lo é coisa do passado, portanto, analise bem as competências dos candidatos a promoção.

4- Avalie a maneira como o candidato a promoção se comunica

A comunicação é algo fundamental nos negócios de todos os ramos, desde as grandes lojas de departamento até os pequenos comércios locais. Logo, o candidato a promoção deve saber se comunicar com o seu time para que as metas sejam atingidas e não haja desvios.

Lembre-se que, às vezes, um líder diz algo e alguma pessoa do time pode entender de outra forma e, assim, prejudicar todo o setor. Portanto, observe como os candidatos a promoção se comunicam com os demais e busque desenvolver neles uma comunicação assertiva para não haver desvios.

5- Observe a postura do candidato a promoção

No processo de recrutamento, algumas pessoas podem esconder algumas das suas características para conseguir a vaga e, aos poucos vamos conhecendo-o verdadeiramente. Então, você deve observar a forma como ele se comporta depois de contratado para entender se ele é a melhor opção para ser promovido.

Por exemplo, se ele costuma chegar atrasado, seja no trabalho ou reuniões, ele pode não ser a melhor opção para liderar uma equipe. Além disso, a maneira como esse se veste e se porta diante dos desafios também mostra se ele será um bom líder ou não.

Portanto, não deixe de observar a postura dos seus atuais candidatos para saber quem trará o melhor resultado a sua loja com a promoção ofertada.

Está na hora de aplicar na sua equipe!

Agora que você aprendeu tudo sobre o que considerar quando quiser dar uma promoção aos seus funcionários, aplique essas lições hoje mesmo!

Avalie seus funcionários diante dessas dicas e escolha as promoções com sabedoria. Se você quiser aprender mais sobre liderança no varejo e outras novidades deste universo, acompanhe o blog da Casting!

Nosso objetivo é que você saiba, em primeira mão, sobre tudo o que acontece no mercado varejista e seja uma referência no seu nicho.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.