Saiba como aplicar a pesquisa de satisfação interna no varejo

2022-09-23T09:40:50-03:0023 setembro, 2022|Gestão de Pessoas no Varejo|

Muitos lojistas têm utilizado a pesquisa de satisfação interna para evoluir constantemente.

Através dela, muitos empreendedores têm obtido êxito para alcançar os objetivos pretendidos, bem como, criar um ambiente corporativo saudável e propício a bons resultados. Afinal, a sua loja só poderá avançar se a sua equipe estiver engajada com as metas que você apresenta.

Nesse sentido, por entendermos que a pesquisa de satisfação interna é fundamental para o crescimento da sua loja, a Casting criou este artigo. Em outras palavras, o nosso time preparou este conteúdo com informações valiosas sobre a pesquisa de satisfação interna e a sua importância no varejo.

Portanto, se você quer entender mais sobre esse assunto, continue a leitura desse post!

O que é a pesquisa de satisfação interna?

A pesquisa de satisfação interna é uma ferramenta que ajuda os empreendedores e gestores a entender como os seus funcionários se sentem ali dentro. Ou seja, eles gostam de trabalhar onde trabalham, como eles enxergam a sua gestão, os colegas e os clientes.

Através da pesquisa de satisfação interna, você conseguirá entender o porquê alguns dos seus colaboradores possam estar desmotivados e como reverter esse cenário. Porém, ela não se resume a isso. A pesquisa de satisfação interna ajuda a entender como alguns fatores inerentes ao trabalho são vistos, como estrutura da empresa, equipamentos, benefícios e carga horária.

Além disso, ela também pode te auxiliar a entender se existe algum fator que esteja comprometendo a saúde mental dos seus funcionários. Por exemplo, ainda é comum ocorrer assédios por parte da chefia, da mesma forma, muitos funcionários são submetidos a grande pressão para atingir as metas.

Para que serve a pesquisa de satisfação interna?

Além dos fatores que pontuamos no tópico anterior, a pesquisa de satisfação interna é uma grande aliada na gestão de pessoas. Nós costumamos dizer por aqui que o capital humano é o mais ativo mais importante da sua loja e essa pesquisa contribui na gestão desse ativo.

Realizar a pesquisa de satisfação interna periodicamente te ajudará a desenvolver os seus colaboradores e atingir o seu potencial máximo. Juntamente com isso, você conseguirá mudar a cultura organizacional da sua loja para que o seu time esteja cada vez mais engajado.

Talvez você esteja pensando: “como eu faço essa pesquisa de satisfação interna? ”, não se preocupe, nós separamos 4 dicas valiosas para te ajudar.

1- Seja assertivo

Pense com a gente, imagina ter que responder um formulário extenso com inúmeras perguntas, é muito maçante, não é?

Portanto, ao criar uma pesquisa de satisfação interna, seja assertivo e faça somente as perguntas mais essenciais naquele momento. Contudo, caso exista muitas questões a serem tratadas, crie um campo onde ele pode opinar sobre qualquer questão. Assim, você consegue entender o que o seu time pensa sobre você, a sua loja e a vida profissional deles.

2 – Mantenha a identidade deles em segredo

Culturalmente em nosso país, temos uma certa dificuldade em ter conversas difíceis cara a cara com alguém. E, no ambiente profissional, esse receio é maior por conta da possibilidade de perda do emprego.

Então, ao criar a sua pesquisa de satisfação interna, mantenha a identidade das pessoas em segredo. Dessa forma, elas se sentirão mais seguras em comentar situações que, talvez nunca diriam presencialmente em uma reunião ou “one-on-one”.

3- Divulgue a pesquisa

Após finalizar a criação da pesquisa de satisfação interna, você precisa divulga-la para todos da sua loja, seja do RH, Marketing, Vendas e etc. Além disso, defina um prazo para que ela seja finalizada, afinal, todos possuem as suas tarefas diárias que precisam ser realizadas.

4 – Implemente as mudanças

Ao receber os resultados da pesquisa, analise cada um dos tópicos que foram levantados através de um relatório. Em seguida, verifique quais são as mudanças que podem ser implementadas a curto, médio e longo prazo, assim, o ambiente também irá mudar.

Gestão Humanizada

Benefícios

Dessa forma, aplicando a pesquisa de satisfação interna e implementando mudanças na sua loja, você verá muitas mudanças positivas acontecerem. Nós separamos alguns dos benefícios que essa avaliação pode ocasionar na sua loja. Confira a seguir!

Aumento da produtividade

Com as mudanças na procura das pessoas por qualidade de vida no trabalho, a pesquisa vem para “dar voz” aos seus funcionários. Logo, dê a eles a oportunidade de propor mudanças, eles se sentem mais valorizados e, dessa forma, acabam sendo mais produtivos.

Maior economia no seu caixa

Pode parecer um pouco desconexo pensar que a pesquisa afeta o seu caixa, não é? Mas é a mais pura verdade!

Imagine que se você é funcionário em alguma loja onde não há valorização do seu trabalho ou empatia da liderança, você continuaria ali? As pessoas tendem a sair de ambientes que considerem hostis a sua saúde, seja mental ou emocional, principalmente, após os eventos causados pela pandemia.

Em outras palavras, a pesquisa de satisfação interna te ajuda a reter talentos na sua loja. Assim, você consegue cortar custos com demissões, recrutamento e seleção de colaboradores e treinamentos de novas pessoas.

Melhor posicionamento de mercado

Quando os seus colaboradores estão mais felizes no trabalho, isso impacta diretamente na jornada do cliente. Ou seja, a motivação causada pela pesquisa, reflete na experiência que o cliente terá na sua loja. Assim, além da sua loja possuir uma cultura organizacional muito mais agradável, ela poderá obter um maior volume de vendas.

Agora que você aprendeu sobre a pesquisa de satisfação interna, busque aplicá-la hoje mesmo na sua loja e volte para nos contar dos resultados.

A Casting nasceu com o objetivo de transformar o mercado varejista através de um método inovador que contribui com o crescimento de grandes marcas. Por exemplo, OBoticário, Grupo
Nomura (Adidas e Arezzo), Óticas Carol, Alexandre Herchcovitch e muitas outras marcas de sucesso no varejo.

Quer saber mais sobre este método e obter o mesmo resultado (ou até maior) que as marcas citadas? Então, entre em contato com a gente pelo e-mail: contato@cstng.com ou telefone: (11) 3014-0482 e faça parte desse time de empreendedores de sucesso!

Por fim, não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades do universo varejista.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo