Entenda o que é gestão de desempenho, qual sua importância e seus benefícios

Analisar sua equipe constantemente, avaliá-los e acompanhar o desenvolvimento de cada funcionário é uma tarefa muito importante para direcionar os próximos passos da sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre a importância de saber o que é gestão de desempenho.

O que é Gestão de Desempenho?

A gestão de desempenho é essa ferramenta que irá analisar constantemente as pessoas na organização fazendo com que as performances delas estejam alinhadas as metas e objetivos da empresa.

Por meio dessas informações constantes é possível ter um panorama geral de cada funcionário focando em evoluções e desenvolvendo das equipes para que cada talento não passe despercebido.

Estamos mostrando aqui algo que vai além da avaliação de desempenho. Ela na verdade é uma ferramenta a qual irá nos fornecer os dados para que possamos orientar e definir metas e objetivos específicos.

A gestão de desempenho é o nosso panorama geral, um processo contínuo que utiliza da avaliação para mensurar os resultados e promover indicadores para essa gestão.

Uma empresa que utiliza dessa ferramenta de gestão tem muitas vantagens tanto para os funcionários quanto para o direcionamento da empresa. Por isso, vamos listar 6 benefícios de fazer a Gestão de Desempenho:

1.   Funcionários motivados.

Analisando constantemente cada funcionário é possível identificar as características dele e encaixá-lo na melhor equipe, colocá-lo em uma função certeira aproveitando melhor do capital humano.

Com isso é possível ver com mais clareza seu crescimento. Pessoas trabalhando com o que mais se identificam e com chances de crescimento profissional, tendo metas e objetivos personalizados é sinônimo de funcionários felizes e motivados.

2.   Identifica problemas

Ver os problemas antes mesmo deles acontecerem é o sonho de qualquer empresa. Fazendo uma gestão de desempenho é possível identificar problemas existentes em equipes ou funcionários específicos permitindo assim que sejam resolvidos de forma rápida e clara.

É possível ver se o seu investimento com treinamentos está dando o resultado esperado e administrar da melhor forma. Podemos incluir nesse ponto um benefício que está diretamente ligado à identificação de problemas.

A gestão de desempenho também ajuda a evitar ações trabalhistas já que constantemente seu funcionário estará sendo avaliado e motivado, suas dúvidas estão sendo tiradas constantemente e ele está caminhando junto com a empresa, traçando metas e objetivos claros.

3.   Base para traçar metas e objetivos

Com a gestão de desempenho você consegue construir uma empresa com funcionários que estejam alinhados junto com os objetivos da empresa, que pensam e trabalham em um mesmo prol. Toda empresa caminhando unida, traçando um norte claro e preciso é sinônimo de empresa que cresce.

4.   Diminuição na rotatividade de funcionários

Com a análise é possível investir e capacitar cada colaborador de forma com que diminua a rotatividade de funcionários na empresa tendo um plano de carreira para cada indivíduo.

Pessoas comprometidas com a empresa, com o desejo de trabalhar e fazer o seu melhor naquele espaço, confiáveis e tendo objetivos claros para traçar o seu melhor caminho. Podemos incluir também a economia que a diminuição desse processo de demissão e contratação trará.

5.   Comunicação interna mais eficiente

Cada supervisor terá um panorama melhor da sua equipe e de cada funcionário possibilitando assim uma comunicação mais assertiva e eficiente o que resulta em um trabalho melhor elaborado, sem margem para muitos erros e aumentando o número de acertos.

6.   Boa imagem para a sua empresa

Funcionários felizes e que crescem em sua empresa, metas e objetivos bem traçados, tudo feito com muita diretriz e eficiência. Com a gestão de desempenho a empresa é vista com bons olhos tanto pelo mundo quanto por pessoas que ficam com o desejo de trabalhar nessa empresa.

Aqui listamos apenas 6 benefícios que sua empresa terá utilizando da gestão de desempenho, mas sabemos que eles são inúmeros. Além disso eles trazem retornos até mesmo de investimentos com treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores da empresa.

Por que identificar a gestão de desenvolvimento?

Sem essa gestão, apenas com alguns treinamentos, não é possível avaliar o progresso de cada funcionário, nem se ele está batendo suas metas ou se está focado em seu trabalho.

Quando conhecemos seus pontos fortes e fracos eles têm motivação, sabe para qual direção ir, qual meta bater, a comunicação com seu supervisor fica mais clara e objetiva, ou seja, os funcionários são mais produtivos o que resulta diretamente em lucro para sua empresa.

E isso não é importante apenas para os funcionários. Com essa gestão o panorama geral da empresa fica mais claro, podemos traçar metas de 2, 5, 10 anos. É possível ver se ela está ou não se desenvolvendo da melhor forma trazendo novamente um retorno em lucros e de investimentos pois você saberá qual o melhor ponto da empresa para aplicações.

Gestão pode ser um processo trabalhoso, que demanda tempo e de várias ferramentas como a avaliação e treinamentos com a equipe, mas é necessário fazer tudo isso em conjunto, não utilizar de ferramentas isoladas e nem de processos inacabados, é preciso consistência.

O segredo aqui na gestão de desempenho é ser constante, diário, rotineiro, um processo que avalia com detalhes, armazena todas as informações possíveis e as classifica e organiza.

Esse processo precisa de todas as ferramentas para ser eficiente, para dar o melhor resultado possível, não é um sistema, é um processo flexível.

Com isso entendemos que toda ferramenta utilizada pelo gestor deve ter um depois, uma conclusão e não apenas avaliar sem encontrar uma resposta para os problemas encontrados.

É isso que a gestão de desempenho fará! Além de identificar o retorno de investimentos como treinamentos e desenvolvimentos dos colaboradores trará diversos benefícios para a sua empresa.

Ferramenta para Gestão de Desempenho da Casting

Por fim, agora que você sabe sobre a importância da gestão de desempenho e conhece seus benefícios, conheça a Solução Casting.

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes, vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Para saber mais sobre como fazer uma gestão do time de vendas vencedora, clique aqui.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.