6 dicas para criar programa de treinamento com orçamento reduzido

O RH sabe a importância do programa de treinamento para o crescimento da empresa, mas nem sempre os demais setores estão de acordo. Embora problemas no mercado também possam afetar essa verba, abandonar os treinamentos não é uma solução.

Propor um programa de treinamento é um dos investimentos mais importantes que a empresa pode fazer. Apenas com iniciativas que promovam o desenvolvimento dos funcionários, é possível ter uma produção com qualidade e valorizar a mão de obra interna.

No entanto, períodos de crise podem fazer com que essa verba seja reduzida, o que impacta o crescimento da empresa. Os profissionais ficam estagnados e a corporação não consegue se atualizar em práticas e conhecimentos técnicos.

Quer saber como continuar com os treinamentos, mesmo com um orçamento curto? Vamos apresentar algumas dicas. Continue a leitura!

Por que os treinamentos são tão importantes?

As iniciativas internas de desenvolvimento trazem diversos benefícios para as organizações, que experimentam retornos em curto, médio e longo prazo. Embora alguns gestores tenham medo de perder esse investimento quando o funcionário parte para a concorrência, as vantagens alcançadas são muito mais valiosas.

Esse ponto pode ser discutido porque os treinamentos fazem com que o funcionário sinta-se pertencente à empresa, aumentando o engajamento e diminuindo o turnover. Em outras palavras, a organização que decide investir no desenvolvimento dos colaboradores tem mais sucesso na manutenção dessa inteligência.

Outros retornos estão ligados ao próprio processo produtivo. Com mais conhecimentos técnicos ou práticos, a incidência de erros diminui, reduzindo os gastos com tarefas que precisam ser refeitas ou com produtos descartados por estarem fora do padrão de qualidade.

Os treinamentos também favorecem a atualização de conhecimentos, mantendo práticas e tecnologias alinhadas ao que está sendo feito no mercado. Isso ajuda a manter a competitividade da empresa, reforçando a relevância da marca e evitando a obsolescência.

Como promover um programa de treinamento a baixo custo?

Agora que você conhece os benefícios dos treinamentos, o orçamento reduzido pode ser uma dificuldade atual da sua empresa. Porém, mesmo em períodos de recesso, as novidades continuam surgindo e a falta de atualização pode trazer um grande déficit.

Como promover, então, o desenvolvimento sem quebrar as finanças? Apresentamos 6 dicas para isso.

1. Treinamentos online e mobile

O mobile learning é uma excelente ferramenta para proporcionar treinamentos de alta adesão e baixo custo. Aproveitar as tecnologias e ferramentas digitais é uma solução inteligente, que pode ser replicada em diversos setores.

Uma das principais vantagens é a possibilidade de o profissional acessar de onde quiser e quando julgar conveniente, tendo liberdade para que o estudo seja realizado no horário mais produtivo, no qual conseguirá absorver melhor os conhecimentos.

Quando otimizadas para o formato mobile, essas aulas podem ser vistas até no caminho de casa. O profissional aproveita o celular, que é um aparelho muito presente no dia a dia, para se aprimorar, facilitando a conexão com o conteúdo e com o objetivo de desenvolvimento proposto pela empresa.

Outro ponto importante é a clara redução de custos. Os treinamentos online dispensam a necessidade das aulas presenciais, promovendo a redução nos gastos com locomoção do tutor, locação de espaço, entre outros aspectos necessários para promover um evento desse porte.

Uma terceira vantagem que esse modelo de treinamento proporciona é a possibilidade de ser reutilizado inúmeras vezes. Um vídeo específico pode ser aproveitado em diversas turmas ou atualizado com conteúdos complementares disponibilizados na mesma plataforma.

2. Rotatividade nas funções

A rotatividade é uma maneira eficiente de dar uma visão clara sobre todos os setores da empresa, permitindo que o funcionário conheça os desafios de cada função e tenha uma clareza muito maior sobre os processos.

Além de desenvolver a empatia e a conexão entre as equipes, a rotatividade aumenta a qualidade no atendimento aos clientes. Afinal, os profissionais saberão dos prazos e protocolos de cada fase do produto ou serviço, passando informações mais precisas e seguras aos consumidores.

3. Palestras

Certamente, você tem na equipe diversos profissionais com conhecimento aprofundado em determinado assunto ou com uma boa experiência. Então, organize palestras desses colaboradores para que eles possam repassar as informações e, assim, promover a troca de conteúdos.

Essa estratégia também pode ser usada para disseminar conhecimentos adquiridos em cursos externos ou outras fontes de aprendizado.

4. Programas de mentoria

Os programas de mentoria também aproveitam os conhecimentos dos profissionais mais experientes para elevar o nível de qualidade da equipe como um todo.

Nessa abordagem, são escolhidos alguns colaboradores para acompanhar os mais novos, repassando seus conhecimentos e solucionando dúvidas. Eles também podem estabelecer metas e passar feedbacks, mostrando o que será desenvolvido e orientando essas mudanças.

As mentorias ajudam a fortalecer uma cultura de aprendizado na empresa e auxiliam na retenção de talentos: os aprendizes percebem que podem crescer muito e os monitores têm a oportunidade de atuar de maneiras distintas, bem como de aprender com os novos colaboradores.

5. Incentivo à leitura

Uma das grandes vantagens que a internet proporciona é a facilidade no acesso e troca de informações. Podemos ver diversos conteúdos sobre os mais variados temas, sejam livros escritos por especialistas, sejam artigos e reportagens realizadas por publicações de renome.

Uma boa alternativa é a sugestão de títulos relacionados ao nicho da empresa ou ao desenvolvimento pessoal, realizada pela intranet ou canal de comunicação. A organização pode até disponibilizar alguns livros em formato físico ou ebook, facilitando o acesso do funcionário ao conteúdo.

6. Grupos de estudo

Essa é uma excelente maneira de promover a troca de experiências entre os funcionários, abordando pontos importantes e dificuldades enfrentadas no dia a dia. As reuniões podem auxiliar no encontro de soluções de maneira conjunta, concentrando esforços e as referências particulares de cada um.

Os grupos podem ser organizados localmente ou de maneira virtual, reunindo pessoas de diversas filiais, o que torna a troca ainda mais enriquecedora e produtiva.

Programas de treinamento são extremamente importantes, o que não significa que devam ser caros. Aqui, apresentamos 6 sugestões que oferecem uma base para o desenvolvimento dos colaboradores a baixo custo e com eficiência. Lembre-se de que esse crescimento nunca deve ser abandonado, para que a empresa mantenha a sua relevância e consiga conduzir os processos da melhor maneira possível.

E você, achou este conteúdo útil? Aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar mais pessoas que precisam promover o treinamento dos funcionários!

Compartilhe esse post nas suas redes!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.