Descubra o que é omni franchising e qual sua importância para franquias

A maior parte dos clientes, antes de concluírem a compra na loja escolhida, procuram fazer uma pesquisa com o objetivo de buscar em diferentes lugares preços, avaliações, comentários, opiniões e até mesmo saber se aquela loja é confiável ou não. E a explicação sempre é mesma, para saber se estão fazendo o melhor negócio e no lugar mais benéfico para eles.

E vai além disso, além de uma simples pesquisa. Uma boa parte dos consumidores hoje em dia preferem comprar pela internet e não presencialmente, em algum canal online seja pelo celular ou pelo computador. Isso para eles é mais interessante do que ir até uma loja física.

Esse fato tem muitos motivos e o principal é que, esses clientes não querem ter transtorno com deslocamento. As compras online são rápidas e podem ser feitas de qualquer lugar. Ter essa opção de compra e em vários outros canais é muito importante para esses consumidores atuais pois abre um leque de possibilidades de compra e de atendimento ao cliente. Ter essa opção de multicanais é trazer a experiência do omnichannel na sua loja.

Falando de omnichannel.

Muitos já conhecem o termo omnichannel que significa ter a disponibilidade de oferecer o produto em diversos canais como físico, online ou, até mesmo, a mistura dos dois. Essa experiência é muito importante para que uma loja tenha ótimos resultados e possa atingir seu publico em outros locais além da loja física.

Quando um cliente vai comprar na sua loja por exemplo, se ele tem a opção de ver pela internet e ter um atendimento telefônico além de poder ir até uma loja física, sua empresa está fazendo omnichannel, está atendendo esse cliente em diversos canais.

Mas isso exige boas estratégias, ainda mais se falarmos em franquias, onde é necessário atender em todos os canais, com a mesma qualidade e sempre com a mesma eficiência. Seu cliente não pode perceber a diferença. Um desafio e tanto não?

É aí que entra o omni franchising, que busca ter um relacionamento melhor com o cliente, fidelizando esse consumidor na marca e o atraindo em diversos canais. Então, vamos entender o conceito dessa estratégia e como ela pode beneficiar as franquias.

O que é omni franchising?

Mas, o que é omni franchising? Para explicar vamos pegar o termo “omni” que significa “tudo, inteiro” em latim e “franchising” que significa franquia. Ou seja, omni franchising nada mais é do que entregar aos clientes a mesma experiência em todos os locais que o consumidor tem contato com a sua loja. Seja ele físico ou online, em diferentes bairros ou países, a experiência do seu cliente deve ser a mesma em qualquer loja da sua franquia.

O omni franchising oferece ao cliente algo novo na hora de comprar, uma experiência. Ele funciona com a fidelização, ou seja, preza por um bom pós-venda e transforma os consumidores em algo além de simples compradores. Muitos se tornam divulgadores e ficam fiéis ao estabelecimento.

Um ponto importante nesse processo é entregar ao cliente a facilidade de a compra ser realizada em qualquer canal de venda, mas de um jeito eficiente e muito satisfatório. Muitos utilizam de um atendimento virtual, ou até mesmo de uma inteligência artificial, para que essa compra tenha um ótimo suporte desde o pré venda até a última etapa desse funil.

Funil de vendas

Por isso nesse processo é muito importante entender o como funciona cada uma das etapas do funil de vendas no seu negócio para afetar a jornada de compra do seu consumidor e chegar a resultados melhores.

Entendendo a sua estratégia e analisando os objetivos da sua loja é possível traçar quais canais serão integrados ao seu negócio e incluir um processo tecnológico para conectar as franquias tornando a compra um processo misto.

Um ótimo exemplo disso são lojas que possuem a possibilidade da compra online com retirada em loja física. Elas integram suas franquias com o e-commerce. Aproveitam desse aumento de vendas no canal online como foi dito no início desse artigo e, ao mesmo tempo, mantém o contato do cliente com as suas lojas físicas.

Qual é a importância do omni franchising para franquias?

Utilizar do omni franchising traz muitos benefícios para as franquias. O principal deles é o aumento de vendas. Já é possível dizer que o consumidor que utiliza de diversos canais na hora da compra gasta mais do que aquele que vai apenas a uma loja física. Quando comparamos um estabelecimento que não trabalha com outros canais de venda com um que possui omnichannel.

Além disso integrar as franquias traz benefícios internos também. Podemos citar um exemplo como o estoque, onde traz organização e uma ótima conectividade com a tecnologia. Aquele cliente da “compra e retira” como falamos anteriormente utilizará de dois canais para comprar um produto. Sendo assim, possibilita fazer um ótimo pós venda e até mesmo uma nova compra presencial na hora da retirada.

Quando tiramos os impedimentos para fornecer seu produto e não focamos em apenas um canal de venda mas abrimos uma lista de opções para que os mesmo produtos possam ser vendidos também por outros meios, conseguimos ver como utilizar o omni franchising traz clientes mais conectados, com fidelidade e recompra. Investir em analisar cada canal de venda e utilizá-los nas franquias melhorará as estratégias do negócio.

O omni franchising traz aos clientes dessas franquias experiências e um relacionamento genuíno em diversos canais, não será algo forçado. Interações poderão ser feitas e o atendimento será mais preciso e orientado. A franquia permanece viva no mercado com uma clientela fiel e ativa.

Solução Casting

Agora que você já descobriu o que é omni franchising e qual sua importância para franquias, conheça a Solução Casting.

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas. Além disso proporciona o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.