Análise de dados

É de extrema importância que o gestor conheça a análise de dados da empresa. São informações essenciais a respeito do consumidor bem como dos produtos apresentados por determinada empresa.

A análise de dados da empresa é um fator importante para conhecer as informações a respeito do avanço ou não da produtividade. É um ponto estratégico para seguir e conquistar bons resultados para todas as marcas.

Essa análise visa prevenir crises, ou seja, procura descobrir os anseios e necessidades de determinado consumidor. Sendo assim ela mostra o status atual do mercado e ajuda a manter as oportunidades para a franquia se manter competitiva.

Então, podemos dizer que uma boa análise de dados na empresa, auxilia a obtenção de resultados, oportunidades e insights.

Objetivos da análise de dados

Um planejamento bem-feito é essencial para o sucesso das marcas da empresa no mercado.

Os objetivos a serem seguidos na análise de dados devem ser bem definidos. Um deles é que o time de vendas entenda o que o consumidor considera mais importante na hora da compra do produto. Ou seja, é necessário saber como melhorar a qualidade ou serviço a serem prestados.

O time de vendas deve estar atento para saber quantos consumidores preferem comprar online ou quantos preferem ir até a loja física. Através desses dados levantados o gestor de vendas deve usar a tecnologia, com seu time de vendas, auxiliando com isso a coleta de dados e a automatização nessa coleta.

A análise de dados deve e pode utilizar-se de ferramentas importantes, como a inteligência artificial e os softwares, ao invés das antigas planilhas, por exemplo.

Como elaborar um planejamento

O planejamento para uma análise de dados eficiente deve incluir fontes internas e externas. Os times que realizarão esse trabalho deverão trazer relatórios de cada etapa a ser feita.

Procure sempre identificar os fatores que possam interferir no resultado dessa coleta de dados, definidos previamente. As informações colhidas devem estar de acordo com os objetivos da rede de franquia da empresa.

Nesse momento deve-se considerar, a taxa de conversão, as peças por atendimento, o ticket médio bem como o valor e as metas a serem alcançadas. Definir hipóteses diferentes ajuda a entender cada ponto a seguir ajudando apresentar a marca da empresa ao público de maneira clara e conhecida.

A análise de dados é uma das principais e mais importantes etapas para monitorar um negócio, bem como para basear a tomada de decisões de forma estratégica.

Como realizar a análise de dados

É essencial efetuar análises eficazes e adequadas. Sendo assim, indica-se o aprofundamento dos dados que a empresa coleta em suas fontes. Podem obtê-los por e-mails, plataformas de gestão, ferramentas de automação, planilhas, documentos. Essas ferramentas são muito importantes para o Big Data.

A análise de dados garante que, a partir de um material bruto, seja possível entender a empresa em diversas perspectivas, realizando um trabalho técnico e apoiado por uma tecnologia de ponta.

O processo de análise de dados passa diretamente pela transformação digital e gera uma possibilidade de leitura ainda maior. Ela realiza um rastreamento das atividades e dos resultados que a empresa tem diante do seu público, quer seja em ações de Marketing, nas vendas do produto, na produtividade interna, nas finanças e em todas as áreas de um negócio.

Essa análise é uma forma de entender os detalhes de uma empresa.

Tipos de análise de dados

Cada tipo de análise feita na empresa é para uma proposta específica. Através delas pode-se visualizar as informações enquadradas em uma intenção mais específica.

A análise, denominada descritiva é para as percepções mais dinâmicas do status atual da empresa. Ela é ideal para quando os gestores precisam ter um acompanhamento constante das vendas. Ou seja, quando é preciso saber o que está acontecendo com seu time de vendas.

Ela é feita para entender resultados de vendas, conversões, visitas em um site, por exemplo. Outro tipo é a análise preditiva. É a análise voltada à obtenção de previsões sobre como algo vai se comportar.  Pode ser feita no mercado, o volume de vendas, entre outras questões.

O objetivo dessa análise é realizar projeções mais sólidas, com um entendimento maior do que acontecerá no futuro.

Já a análise denominada prescritiva, pode ser feita para projeção. Essa análise se volta em decisões que tomadas, mais especificamente, como na definição de estratégias para seguirem.

Uma ação usada na área do Marketing, por exemplo, passa pela análise prescritiva para que haja o entendimento de seu possível sucesso. Ela ajuda a entender como desenvolver uma estratégia com sucesso.

Por fim, a análise diagnóstica auxilia a empresa entender de que maneira determinados acontecimentos se desenvolveram nas vendas. Ela demonstra para o gestor quais canais as vendas ocorreram, onde se concentram os compradores principais.

Essa análise se propõe a descobrir os dados e concretizar toda a jornada, não só de vendas, mas de todas interações e acontecimentos do negócio.

Os impactos da análise de dados para as empresas

A realização de uma análise de dados eficaz possibilita a empresa a entender cada movimento feito. Demonstra tudo o que acontece a partir de suas ações e, principalmente, possibilita tomar decisões embasadas.

Se analisarem de forma eficaz e utilizarem a partir de uma estratégia, os dados encontrados resultarão em desenvolvimento e capacidade otimizada de administração dentro da empresa.

A empresa disposta a otimizar resultados precisa conhecê-los a fundo. Para isso precisa ter sempre os dados sob análise, extraindo informações estratégicas dessas coletas, entendendo o que elas representam de impacto a cada setor da empresa.

Essa análise de dados precisa ser feita continuamente.

É importante também, para detectar estratégias que não têm dado certo, ou para comprovar que determinadas decisões foram as melhores escolhas.

Assim, os dados se tornarão o centro da gestão, baseando estratégias e atestando caminhos para as vendas de sucesso.

O status do mercado

O gestor de vendas deve manter-se informado sobre o status atual do mercado.

Através dessa percepção a empresa se manterá em posição de tomada de decisões certeiras nas suas vendas. Passando com isso a frente das concorrentes.

Por conseguinte, com as interações que faz por meio dos canais, a empresa disponibiliza, com pesquisas e atendimentos, ao consumidor mostrar suas necessidades.

Essas atividades geram dados que precisam ser devidamente captados, para então preparar ofertas, ações de Marketing e uma adequação mais ampla ao cliente.

Para a obtenção de melhor aproveitamento de insights e oportunidades, faz diferença saber como olhar para a maneira como esses dados se apresentam, pois só assim percebe-se as oportunidades.

É importante visualizar os insights sempre por pessoas competentes e, com suporte de ferramentas especializadas.

Assim, o que eram dados confusos se tornam informações certeiras que darão base para importantes decisões.

Crie indicadores com sentido

O gestor de vendas deve conhecer indicadores exatos para determinadas vendas. Com o uso do e-commerce precisa entender de onde vêm os consumidores.

Através de indicadores adequados serão potencializados a análise e possibilitarão resultados mais precisos.

É fundamental ter uma plataforma de business intelligence para automatizar a captação dos dados, com o uso da inteligência artificial, que venha a ajudar a perceber padrões no que for coletado.

Agindo assim, serão geradas bases com informações seguras protegendo os dados da empresa.

A análise de dados é a força de trabalho principal em uma empresa. Se deve orientar com as informações que consegue captar de suas principais fontes.

Sem essa atividade é impossível tomar decisões certas com base no que foi coletado de origens seguras e integrantes do negócio.

Por isso, preparar equipes e contar com as melhores tecnologias é fundamental.

Compartilhe esse post nas suas redes!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.