4 índices do Varejo – medir para obter melhores resultados

Não é de hoje que o varejo possui informações para acompanhar e medir resultados, o que faz com que a gestão das lojas aconteça de melhor forma. No entanto, com o avanço da tecnologia, a maneira com que essas medições são feitas foram bastante facilitadas. Além de oferecer Índices do Varejo com maior exatidão, eficácia e otimização de tempo.

Hoje, as medições podem ser feitas com a utilização de aplicativos criados justamente para esse propósito. O Casting é um exemplo dessas ferramentas, que mensura resultados, acompanha vendas, checa quais produtos saem mais e quais saem menos, treina funcionários para melhor atendimento, e muito mais.

Antes de mais nada, é importante que se tenha em mente um plano estratégico, com objetivos traçados e metas a serem alcançadas, estabelecidas. Depois, medir os índices do varejo com certa frequência é uma maneira de monitorar a evolução dos resultados, melhorando a gestão e, consequentemente, melhorando os resultados.

Mas quais são os índices que os varejistas podem mensurar para que se consiga esses melhores resultados? Abaixo, discutiremos acerca de quatro desses indicadores.

Ticket médio

O ticket médio é um índice que pode ser acompanhado a partir da venda, por cliente ou por vendedor. Quando medido por cliente, é possível que se saiba quais desses compram mais, quais compram menos, o que compram mais, o que compram menos, em quais períodos os produtos saem mais. Por meio desses resultados, oferecer aos clientes mais do que eles querem, para um melhor atendimento, e, assim, um melhor relacionamento com os consumidores.

Quando medido por vendedor, é possível que se identifique quais são melhores no que fazem e quais se saem pior. Com isso, a implementação de treinamentos e capacitações adequadas para os que necessitam é uma forma de fazer com que esses melhorem em suas vendas. O Casting possui treinamentos via smartphone que podem ser realizados pelos próprios vendedores em qualquer lugar que estes estejam, de modo fácil e rápido.

Esse método, conhecido como mobile learning, poupa o tempo dos gestores que não precisam estar junto dos funcionários para realização dos treinamentos. Também dos próprios funcionários, visto que as capacitações são curtas, focadas no que há de ser melhorado e apresenta eficiência. Além desse, há outros tipos de treinamentos que podem ser explorados de acordo com a necessidade.

A partir daí, torna-se capaz apontar a performance do setor de maneira mais geral e constatar pontos a serem melhorados e práticas que podem favorecer os resultados.

Itens vendidos por boleto

A quantidade de itens vendidos por boleto é um índice que pode indicar muito mais do que a maioria das pessoas pensam. Por exemplo: uma pessoa vai a uma loja comprar um produto específico, porém, no ato da compra, o vendedor oferece mais dois produtos. Com seu poder de persuasão, convence o cliente de que comprar mais aqueles dois produtos é uma coisa boa, logo, no boleto da compra haverá três itens vendidos. Esse mesmo vendedor fez mais 9 vendas no dia, e nessas acontecerem a mesma situação. Ao fim do dia, se esse vendedor e outro fizeram o mesmo número de vendas, o vendedor que possui mais itens nos boletos é, consequentemente, melhor no que está fazendo. Afinal,  consegue oferecer mais produtos ao seu cliente, que realiza a compra.

Isso ajuda a saber qual vendedor está melhor capacitado e qual está precisando de mais treinamento para conseguir vender mais, e, assim, melhorar tanto os resultados do vendedor, quanto os da loja. Então tendo em vista que mais produtos serão vendidos e, algumas vezes, produtos esses que estão parados a mais tempo no estabelecimento.

Volume de vendas por loja

A partir do momento em que você possui mais de uma loja em diferentes locais, é necessário que se faça uma medição das vendas de cada loja separadamente. É preciso que seja verificado quais produtos foram vendidos em determinados períodos. Por exemplo: no mês X foram vendidos Y produtos do tipo A, Y produtos do tipo B e Z produtos do tipo C. Esse indicador auxilia com que os empreendedores entendam qual foi o volume de vendas nos períodos delimitados. Assim detecta os meses que tiveram menos vendas e permitindo, assim, com que se tente aumentar essas vendas.

No ano passado, segundo a pesquisa ACVarejo, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), os índices de vendas do varejo no estado de São Paulo aumentou 0,8% no mês de junho, registrando saldo positivo após 30 meses de saldo negativo, e, de acordo com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), a expectativa para o ano de 2018 é de que tenha uma melhora nos números de vendas. Por isso, é importante investir no controle do volume das vendas, já que essa quantidade ajuda a medir a eficiência das compras dos clientes atendidos.

O cálculo pode ser realizado de modo simples, sempre que necessário, pelo Casting. O smartphone tornou-se um aparelho do qual não nos separamos. Através dele, o aplicativo oferece resultados de produtos que mais vendem, quando foram vendidos e muito mais na hora que for preciso com exatidão. Essa exatidão também permite com que metas sejam estabelecidas e trabalhadas para serem cumpridas.

Itens vendidos por cada vendedor

Monitorar os itens vendidos por cada vendedor auxilia no não só o gestor da loja, que saberá quais funcionários estão se saindo melhor e quais estão piores, mas, também, os próprios vendedores, que podem dedicar algum tempo a se capacitar para obter habilidades que profissionais de vendas devem ter e melhores resultados.

Saber quais itens os funcionários vendem mais, quais vendem menos e a quantidade vendida por compra é importante para descobrir o que eles conseguem entender mais, o que estão mais aptos a falar, talvez porque conheçam mais sobre o produto, assim, torna-se capaz disponibilizar treinamento, como os treinamentos do Casting, que são totalmente voltados e exclusivos para aqueles vendedores que precisam entender mais sobre determinado assunto para conseguirem falar mais acerca daquilo na hora da venda, se relacionar melhor com o cliente. Por fim, conseguir vender mais.

Esses são alguns dos índices que os varejistas podem medir frequentemente para obterem melhores resultados, no entanto, vários outros podem ser implementados para mensurar dados.

Gostou do conteúdo sobre índices do varejo? Compartilhe-o nas redes sociais e assine nossa newsletter para receber todas as novidades!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.