5 formas de conquistar o omnishopper e garantir o futuro do varejo

O crescimento do e-commerce tem modificado, cada vez mais, o comportamento dos consumidores brasileiros, fazendo com que o varejo tenha que se adaptar às vontades das pessoas que transitam entre o mundo físico e o mundo digital por todo o tempo. Essas pessoas criaram padrões de exigência em relação ao atendimento, aos produtos e aos serviços oferecidos pelos varejistas, e, ao unir os mundos online e offline na hora da compra, surgiu-se um novo consumidor, chamado de “omnishopper”.

O omnishopper promove a convergência dos mundos digital e físico, pois é um consumidor que faz mais pesquisas, fica atento a promoções, quer mais informações sobre os produtos ou serviços desejados, e faz isso tanto na loja física, quanto na internet.

A partir de então, os dados se tornam indispensáveis para que o varejo fique por cima, já que agora é necessário saber o que os consumidores compraram, o que mais eles viram no site, por exemplo, em que dia acessaram as informações e realizaram a compra, se chegaram naquela página procurando pelo link, por hiperlink, compartilhamento ou algum outro modo, e muito mais. Com esses dados recolhidos e analisados, os varejistas e as marcas podem pensar em estratégias e podem, assim, vender mais. Para facilitar a coleta e análise de dados, faça o uso de tecnologias, como o Casting, solução da SER, que une e organiza dados para serem acessados a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, via smartphone.

Além da organização e análise de dados, selecionamos algumas outras dicas para que você consiga conquistar o omnishopper, garantir boas vendas e um futuro bem-sucedido.

Integre estoques online e offline

Hoje, os consumidores costumam pesquisar, via internet, informações sobre determinado produto, se tem na loja, qual o preço, e, ao chegar na loja física, ele espera encontrar esse produto pelo preço visto antes e nas condições informadas no site ou nas redes sociais. Com as transformações digitais crescendo, há impactos como esse nas lojas físicas.

Para isso, é importante que os estoques online e offline estejam interligados. Isso ajuda com que o cliente não chegue na loja física procurando por um produto que foi vendido no site e encontre esgotado no ponto de venda. Isso gera clientes insatisfeitos e diminuição no número de vendas.

Se oomnishopper coleta todas as informações necessárias para ele, vai à loja física e encontra o produto desejado, ele sai da loja satisfeito e sabe que, em uma próxima compra, poderá fazer o mesmo, e, assim, se fideliza à loja.

Faça com que a loja física se torne uma experiência em diferentes canais

Essa dica pode ser realizada de diversas formas, um exemplo é: a pessoa vai à loja física e lá encontra aparelhos no qual pode conferir se há determinados produtos no estoque, tamanhos disponíveis, etc., e, após a compra realizada, ela poderia preencher um formulário indicando seus gostos, desejos, e, quando os produtos identificados pelas informações estivessem disponíveis, o cliente poderia receber alertas e sugestões em suas redes sociais, e-mail ou, até mesmo, celular.

Com isso, a interação física e digital que os consumidores procuram se torna maior, ajudando com que não crescesse apenas a interação online, que também é importante, mas pode ser mais trabalhada para gerar mais satisfação por parte dos clientes e, consequentemente, gerar mais vendas.

Permitir reservas para que o omnishopper retire nos pontos de vendas

Muitas pessoas, hoje em dia, preferem fazer compras sem sair do conforto de suas casas e esperam o produto chegar após alguns dias, porém, sempre há aqueles consumidores que fazem as compras pela internet e ficam ansiosos para que o produto comprado chegue rápido. Para esse tipo de consumidor, o ideal seria realizar a compra pela loja online e fazer a retirada na loja física, eliminando o período de espera entre a compra e a entrega dos produtos adquiridos pela internet.

Essa opção também permite com que o omnishopper vá a loja tendo certeza de que encontrará sua mercadoria e, quem sabe, se interessa por mais alguma coisa e acabe realizando mais de uma compra.

Dê informações detalhadas sobre o produto

Quanto mais informações, melhor. Na internet, é importante detalhar cada mercadoria o máximo possível, para que, no momento em que esse produto chegar ao cliente, não haja surpresas ruins, que deixe o omnishopper descontente.

Tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais, os vendedores precisam ser especialistas nos produtos que estão vendendo para que possam passar mais confiança ao cliente e tornar a experiência desse melhor. Os vendedores precisam ter conhecimento sobre valores, promoções, descontos, materiais e tudo que envolve os produtos e serviços da loja para que os clientes tenham todas as respostas que precisarem.

Criar um ambiente online com informações sobre o produto e onde seja possível conversar com o cliente

Como dito no item anterior, ter informações sobre os produtos é muito importante para melhorar a experiência dos clientes, então, crie um ambiente online e disponibilize toda essa informação, de maneira detalhada e organizada para que seu consumidor possa ter acesso rapidamente ao entrar no site ou nas redes sociais da loja.

É importante, também, manter diálogos com o consumidor, para tirar dúvidas e responder mensagens desses clientes. No Facebook, por exemplo, há uma facilidade muito grande em abrir diálogos por conta do chat, porém, em um site esse chat só estará disponível se for colocado pelo gestor. Então, é muito importante que haja essa caixa de conversa também na loja online, não limitando o cliente a conversar apenas pelas redes sociais.

Para esse ambiente online, outra dica é o uso de tutoriais para que os clientes já aprendam a manusear, etc., os produtos antes mesmo de compra-los.

Há diversas outras dicas para conquistar o omnishopper e garantir o futuro, mas, conforme o avanço das tecnologias aconteça, mais dicas precisarão ser seguidas para que se consiga essa conquista. Esse pode ser o começo!

Nos siga e compartilhe nossos conteúdos em suas redes sociais e assine nossa newsletter para receber novidades.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.